PRÁTICAS DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO

Autores

  • Anna Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Michelle Castro Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Adriana Eduardo Escola Municipal Dom Bosco – Morrinhos – GO

Resumo

No Brasil observamos que pouco antes de se tornar independente de Portugal, e até mesmo por tempos depois da independência, apenas a elite era alfabetizada. Ao longo dos anos essa realidade foi sendo mudada pouco a pouco. A meta principal do ensino de leitura nos dias de hoje é a compreensão do que se lê, isso inclui, compreensão linear e pode fazer uma conclusão do que se leu. Porém, a capacidade de compreensão não se dá automaticamente, e nem de forma igual em todos, fica a cargo do professor contribuir para o desenvolvimento de tal habilidade.
O objetivo do projeto era pesquisar e analisar quais as práticas de leitura que as professoras alfabetizadoras estão usando atualmente. Durante o período desse projeto, pesquisamos na Escola Municipal Dom Bosco, no munícipio de Morrinhos, na qual acompanhamos algumas aulas de 1° ao 3° ano. Foi realizada uma entrevista com todas as professoras que atuam na escola nas turmas do 1° a 3° ano, e foi verificado todos os diários e cadernos de plano das mesmas. Foi possível concluir que na sala de aula são lidos livros de literatura infantil, livros didáticos oferecidos pelo governo, e Apostila Sistema Pomares. Em algumas salas, não é apenas a professora quem lê, mas algumas vezes, os próprios alunos leem, seja os livros infantis, ou textos informativos que contem ou não em seus livros didáticos. Desta forma, a partir do referencial teórico (SOARES, FERREIRO) percebemos que a aprendizagem inicial é composta por dois processos distintos, o letramento e a alfabetização. O letramento consiste na prática e uso social da linguagem e da escrita enquanto a alfabetização é o domínio de codificar e decodificar a escrita. Concluirmos que apesar de distintos os dois processos, alfabetização e letramento, devem caminhar juntos na formação do leitor crítico e consciente.

Biografias Autor

Anna Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Michelle Castro Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Adriana Eduardo, Escola Municipal Dom Bosco – Morrinhos – GO

Escola Municipal Dom Bosco – Morrinhos – GO

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Fernandes, A., Lima, M. C., & Eduardo, A. (2018). PRÁTICAS DE LEITURA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Obtido de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/710

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>