A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO MECANISMO DE ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL

Autores

  • Kárita Alves de Pereira Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos
  • Fernanda Silva Lopes Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos
  • Michelle Castro Lima Instituto Federal Goiano Campus Morrinhos
  • Sabrina David de Azevedo

Resumo

Poucas crianças têm o hábito de ler, pois a maioria não tem o incentivo em casa ou só tem acesso à literatura quando este chega à escola. Diante dessa realidade o presente artigo tem como foco despertar nas crianças, através da prática da contação de histórias, o gosto pela leitura e o interesse pela cultura e história regional e local, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, além de mostrar que o professor é uma ferramenta essencial para este processo. A escolha pelos contos e histórias regionais nasceu pela oportunidade de divulgar em sala de aula os inúmeros contos e histórias que circundam o universo mágico e literário do Estado de Goiás. Pensamos em dois livros que podem despertar o imaginário infantil, como a construção de uma identidade, já que retratam a cultura regional. O primeiro é de Diane Valdez, “O que teria na trouxa de Maria” (2010). O segundo é de Eduardo Henrique de Souza Filho “Canteiro de Saudades” (1987). Acreditamos que é importante despertar nos alunos, ainda nos anos iniciais a valorização não apenas de sua história, mas também da cultura regional na qual se inserem. Ajudando assim na escrita, na alfabetização e na ortografia.

Biografia do Autor

Sabrina David de Azevedo

Institot Federal Goiano - Campus Morrinhos

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Pereira, K. A. de, Lopes, F. S., Lima, M. C., & Azevedo, S. D. de. (2016). A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO MECANISMO DE ENSINO DE HISTÓRIA REGIONAL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/206

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