O ENSINO DE CIÊNCIAS: TRABALHO AVES COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Josélia Moreira Fernandes Instituto Federal Goiano
  • Michelle Castro Lima Instituto Federal Goiano
  • Carla de Moura Martins Instituto Federal Goiano

Resumo

Neste trabalho buscamos apresentar o resultado do projeto de intervenção desenvolvido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência – PIBID, com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental na escola onde participamos do Programa. O projeto iniciou no primeiro semestre de 2015 e terminou em dezembro de 2015. O projeto abordou o Meio Ambiente, especificamente as aves e seu habitat. Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências Naturaisdescrevem que o conhecimento da natureza não se faz por mera acumulação de informações e interpretações, embora o processo de acumulação, de herança, teve e sempre terá grande significado (BRASIL, 1997). São traços gerais das Ciências buscarem compreender a natureza, gerar representações do mundo, descobrir e explicar fenômenos naturais, organizar e sintetizar o conhecimento em teorias trabalhadas e debatidas pela comunidade cientifica(FREIRE, 1996). O Brasil possui uma das mais ricas avifaunas do
mundo, cerca de 10% dessas está ameaçada.Ocerrado possui o segundo maior número de espécies ameaçadas(LANÇAVA, 2000).O projeto teve como objetivo geral apresentar as aves do cerrado, desenvolvendo nas crianças uma consciência ambiental. Para desenvolver o projeto utilizamos diferentes mecanismos de ensino. Realizamos uma visita ao mini zoológico do restaurante Caipirão, utilizamos o filme Rio eum documentário sobre aves do Cerrado. Na
sala de aula desenvolvemos diversas atividades como uma sessão cinema com direito a pipoca e suco, após o filme, as crianças voltaram para a sala de aula e distribuímos folhas de papel A4 para que relatassem em forma de desenhos ou pequenos textos suas impressões a respeito do filme.Ao término do documentário, sugerimos às crianças que elaborassem um texto contando tudo que puderam observare que mais gostaram, suas dúvidas e curiosidades. A
aplicação do Projeto de Intervenção do PIBID, nas aulas de Ciências teve resultados válidos. Tivemos o intuito de proporcionar atividades diferenciadas para que os alunos tivessem a oportunidade de sair da dura rotina de sala de aula. Pelo grande interesse que todas as crianças demonstraram ao longo das atividades realizadas em relação ao Projeto de Intervenção, podemos afirmar que a proposta é rica e que o PIBID vem, ao longo do tempo, contribuindo
não só para o aprimoramento dos graduandos, mas também para que possa haver um trabalho significativo dos conteúdos curriculares.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Fernandes, J. M., Lima, M. C., & Martins, C. de M. (2016). O ENSINO DE CIÊNCIAS: TRABALHO AVES COM ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/298

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>