O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA AUXILIANDO NA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Autori

  • Juliana Carla Carvalho Santos Instituto Federal Goiano
  • Ana Carolina de Oliveira Melo Instituto Federal Goiano
  • Caio Meira Batista Souza Instituto Federal Goiano
  • Christina Vargas Miranda Carvalho Instituto Federal Goiano

Abstract

A disciplina Química é vista por diversos alunos como complexa, difícil e que por diversas vezes os assuntos abordados não despertam interesse nos estudantes.Em busca de contribuir com o ensino de Química utiliza-se diferentes metodologias dentre elas, tem-seas atividades lúdicas.Neste trabalho, objetivou-se relatar a atividade desenvolvida com os alunos da 1ª série do Ensino Médio (EM), que associou as informações do conteúdo “Tabela Periódica” com o uso de materiais recicláveis, para criação de uma atividade lúdica. Licenciandos em Química do IF Goiano-Campus Urutaí, vinculados ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e ao Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência) desenvolveram um projeto intitulado “Conscientização da Limpeza do Ambiente Escolar” com os alunos do EM de um colégio de Pires do Rio-GO, conveniado ao Pibid-Química. As atividades desenvolvidas no projeto envolvia os alunos do EM e estavam voltadas à limpeza do colégio e à sustentabilidade. Algumas ações eram específicas de cada série, onde foi abordado conteúdos de Química na execução das atividades.A atividade lúdica realizada com as turmas da 1ª série do EM envolveu aproximadamente 90 alunos e abordou o ensino da Tabela Periódica, sendo utilizado para sua confecção materiais recicláveis e/ou de fácil aquisição. A proposta foi confeccionar uma Tabela Periódica utilizando tampinhas de garrafa PET, que foram coletadas e trazidas pelos alunos do EM. Os pibidianos desenharam na cartolina o modelo da tabela, somente para direcionar e determinar o espaço onde as tampinhas seriam coladas, fixando-a na folha de isopor. As tampinhas foram pintadas em cinco cores para diferenciar metais, não-metais, gases nobres, semimetais e o hidrogênio e, após a secagem da tinta, foi identificado o símbolo do elemento químico. Anteriormente à atividade, realizou-se um sorteio, onde cada aluno ficou responsável por pesquisar sobre quatro elementos químicos. A atividade foi mediada pelos alunos do Pibid/Prodocência e pelo professor supervisor, que davam informações referentes à família e o período. Os alunos do EM identificavam qual era o elemento e apresentavam aos colegas as características da pesquisa previamente realizada, fixando a tampinha na tabela. Observou-se o entusiasmo e a participação dos alunos, tornando viável a usabilidade das atividades lúdicas concomitante ao ensino de Química e abordagem da temática “Sustentabilidade”. Ressalta-se que o desenvolvimento do projeto contribuiu para a formação dos alunos do Pibid/Prodocência que observaram a interdisciplinaridade no ambiente escolar, envolvendo a conscientização ambiental dos alunos a partir de conteúdos de Química.

##submission.downloads##

Pubblicato

2016-09-05

Come citare

Santos, J. C. C., Melo, A. C. de O., Souza, C. M. B., & Carvalho, C. V. M. (2016). O ENSINO DA TABELA PERIÓDICA AUXILIANDO NA CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperato da https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/297

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

1 2 > >>