CONTRIBUIÇÕES PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Autores

  • Jhenyfer Caroliny Almeida Instituto Federal Goiano
  • Luciana Aparecida Siqueira Silva Instituto Federal Goiano
  • Christina Vargas Miranda Carvalho Instituto Federal Goiano

Resumo

As Oficinas de Práticas Pedagógicas (OPP) tem o intuito de preparar os futuros professores para o exercício do magistério, auxiliando-lhesa elaborar eministrar aulas, preparando-os para os desafios e diversidades queencontrarão numa sala de aula. O objetivo do presente trabalho é relatar as atividades desenvolvidas por uma licencianda em Química, vinculada ao Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), durante a OPP de Química Geral. A disciplina foi ofertada no 2º semestre de 2015 aos graduandos do2º período do curso de Licenciatura em Química do IF Goiano-Campus Urutaí,por meio da qual estes licenciandostiveram o primeiro contato com a prática pedagógica. Primeiramente foram realizadas leituras e discussões de artigos, abordando diferentes metodologias no ensino de Química, como: jogos, experimentação, Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e, também, deficiências visuais e auditivas. A partir de então, cada graduando ministrou uma aula com tema específico de Química Geral, e ainda, elaborou uma atividade com a mesma
temática da aula,utilizando uma das metodologias citadas acima. Foi realizado sorteio para o tema da aula e a metodologia a ser trabalhada, sendo cada aulaobservada pela professora regente, que ao final destas, declarava suas considerações. A última aula, objetivo central deste trabalho, teve como tema Cálculos Estequiométricos e como metodologia os jogos. Foi elaborado um jogo da memória, intitulado “Memória Balanceada”, com o intuito de estimular
o interesse dos alunos para um conteúdo necessário para a compreensão de Estequiometria, o Balanceamento de Reações Químicas. Em suma, como primeira experiência com a docência, foi perceptível o envolvimento entre todos os licenciandos, não só durante a realização da sua aula e aplicação dametodologia, mas também durante todas as aulas ministradas pelos outros
discentes, desde aqueles mais tímidos aos mais extrovertidos. Considera-seque a OPPcontribui para a formação inicial de professores, na medida em que possibilita aos licenciandos aprender sobre a prática pedagógica como um caminho a ser percorrido pelos futuros docentes, pois não basta o professor saber o conteúdo, é preciso que este saiba como transmiti-lo de modo que haja aprendizagem, juntamente com todas as diversidades e limitações de seus alunos. Ressalta-se que a proposta de elaboração e aplicação de metodologias diferenciadas,desafia a habilidade e competência do futuro docente, preparandoo para a realidade das salas de aulas, com seus desafios e deveres.

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Almeida, J. C., Silva, L. A. S., & Carvalho, C. V. M. (2016). CONTRIBUIÇÕES PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/278

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