O USO DA EXPERIMENTAÇÃO ARTICULADO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EJA
Résumé
O presente estudo tem por objetivo analisar as contribuições de uma intervenção relativa à Educação Ambiental realizada por uma bolsista de iniciação à docência, em colaboração com uma professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), junto aos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola estadual de Rio Verde-GO. No bojo das intervenções, tratou-se mais especificamente de assuntos relacionados à capacidade dos solos de agir como filtro, separação de misturas e simulação de tratamento de água. Houve a exploração teórica e prática dos conteúdos, acompanhada da aplicação de questionários para avaliar a aprendizagem dos estudantes. Depreende-se que, para além de simplesmente “quebrar a rotina” das aulas, o uso da experimentação em Química com ênfase na educação ambiental deve ultrapassar uma dimensão lúdica que desperta a curiosidade dos estudantes da EJA. Importa contribuir, principalmente, com a (re)construção de conceitos químicos e de concepções críticas sobre o modelo vigente de crescimento econômico [ilimitado] que não se sustenta.Téléchargements
Publié-e
2018-09-10
Comment citer
Sousa, A. C. D. de, Belaguarda, C. N., & Ramos, T. C. (2018). O USO DA EXPERIMENTAÇÃO ARTICULADO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EJA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/856
Numéro
Rubrique
Relato de Experiência