IDENTIDADE DOCENTE: FORMAÇÃO E SABERES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autors/ores

  • Ana Carolina Carvalho de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Bruna de Jesus Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Heloisa Maria Prado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Sangelita M. Franco Mariano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Resum

O presente estudo é recorte de uma pesquisa de iniciação científica (PIVIC) que aborda a constituição da identidade docente de professoras que atuam na educação infantil no município de Morrinhos-GO. Nosso objetivo é identificar o papel da docência na constituição da identidade profissional destas. Depreende-se que nas últimas duas décadas várias pesquisas, bem como cursos voltados à formação de professores sinalizam a complexidade do processo de formação e atuação de professoras que trabalham na educação infantil. Esse enredo envolve a história de vida, a formação inicial e continuada, o trabalho pedagógico, as vivências sócio-afetivas e culturais juntamente com as concepções e funções da educação infantil, bem como os pressupostos e práticas entrelaçadas às crenças e saberes sobre quem são as crianças da Educação Infantil. Todavia, mesmo que avanços sejam identificados, falta muito para que tenhamos um atendimento de qualidade nas instituições, que a formação e identidade docente sejam verdadeiramente valorizadas e que a prática educativa com as crianças seja adequada ao desenvolvimento infantil. (PEROZA; MARTINS, 2016). Nesta perspectiva, as experiências de profissionais da educação em diferentes espaços da cultura infantil podem atuar no sentido de informar seu olhar, sensibilizar e flexibilizar seu conhecimento e, desse modo, propiciar situações que se configurem como importantes momentos de aprendizagem do ponto de vista cultural, político, ético e estético. (KRAMER, 2000). Nessa etapa da investigação a metodologia utilizada é a pesquisa bibliográfica, a partir da discussão de renomados teóricos que refletem e analisam a temática em questão. Ao final podemos inferir que a formação das professoras que atuam junto às turmas da pré-escola, as quais muitas vezes por terem formação técnica e ou/acadêmica dissociada da área em que atuam, ou seja, por possuírem outras licenciaturas que não sejam Pedagogia ou Normal Superior, ou mesmo terem concluído somente e ensino médio técnico (magistério) acaba interferindo em sua práxis pedagógica, bem como nas representações que essas professoras possuem sobre seu próprio trabalho.

Biografies de l'autor/a

Ana Carolina Carvalho de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Discente do curso de Pedagogia do IF Goiano Campus Morrinhos.

Bruna de Jesus Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Discente do curso de Pedagogia do IF Goiano Campus Morrinhos.

Heloisa Maria Prado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Discente do curso de Pedagogia do IF Goiano Campus Morrinhos.

Sangelita M. Franco Mariano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Docente do curso de Pedagogia do IF Goiano Campus Morrinhos.

Publicades

2018-09-10

Com citar

Souza, A. C. C. de, Souza, B. de J., Prado, H. M., & Mariano, S. M. F. (2018). IDENTIDADE DOCENTE: FORMAÇÃO E SABERES DE PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/712

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