TRABALHO DE GRUPO NA PRÁTICA DO PAINEL INTEGRADO: O QUÊ OS PROFESSORES PRECISAM SABER?

Autores

  • Nara Letícia Pereira Marques Instituto Federal Goiano
  • Heloisa Maria Prado Instituto Federal Goiano
  • Nora Ney Santos Barcelos Instituto Federal Goiano

Resumo

Nossa pesquisa caracteriza-se como Qualitativa-Descritiva e Ação na medida que explora os princípios e contribuições de Trabalho de Grupo no desenvolvimento de uma Prática Pedagógica chamada Painel Integrado, a qual foi trabalhada em uma disciplina de Didática em 2015 para os referidos graduandos do IFGoiano-Morrinhos-Goiás.Trabalhar em Grupo tornou-se um desafio na Educação Básica e Superior a partir de 2000, para o desenvolvimento
das relações pessoais e profissionais. Pesquisas neste sentido, tem sido crescente, sobretudo no contexto da sala de aula e na formação docente. Os Parâmetros Curriculares Nacionais- PCN’s implementados em 1997 apontam para a necessidade de ensinar e de aprender a trabalhar em Grupo com subsidio metodológico para o desenvolvimento dos temas transversais.Tal demanda curricular vem provocando docentes e discentes da Graduação em Licenciatura incluindo Pedagogia a conhecerem melhor o significado de priorizar a mudança
de uma cultura organizacional individual para uma cultura de base grupal. Neste sentido, ɠbastante comum ouvir de ambos, docentes e discentes questão do tipo: Como trabalhar em grupo? Tomando como referencial de análise Souto (1993) que concebe grupalidade como potencialidade, Osorio (2000) que concebe Grupo como conjunto de pessoas em uma ação interativa com objetivos compartilhados. Este trabalho enfoca de modo especial o Painel Integrado como Prática Pedagógica pautada nos princípios de Grupo para aprendizagem
construtiva do conhecimento. Tem por objetivo Buscar nas concepções dos graduandos e princípios de Trabalho de Grupo e o significado do Painel Integrado na construção de conhecimento teórico e prático desses princípios. Painel Integrado é uma atividade que na sua primeira fase acontece em grupos montados pelos próprios alunos, em uma segunda fase que acontece em grupo com representantes dos grupos inicias e terceira fase com o retorno dos integrantes aos grupos iniciais. É uma pratica que leva os discentes a identificarem os princípios de grupo no grupo inicial, o teste da convivência com a diversidade e finalmente a chegarem a um conhecimento decorrente dessa Prática Pedagógica que exige saber como funciona o trabalho de grupo. Esperamos que a pesquisa seja produtiva no sentido de trazer conhecimento teórico-prático transformador de atitudes docente e discente pela ruptura de crenças que foram criadas em relação à prática do Grupo o que tem dificultado sua implementação correta, acarretando mais conflitos e atitudes na contra mão dos propósitos educacionais.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Marques, N. L. P., Prado, H. M., & Barcelos, N. N. S. (2016). TRABALHO DE GRUPO NA PRÁTICA DO PAINEL INTEGRADO: O QUÊ OS PROFESSORES PRECISAM SABER?. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/313

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)