MATERIAL DIDÁTICO VISUAL NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NAS TRÊS ETAPAS DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA

Autores

  • Ana Carolina Carvalho de Souza Instituto Federal Goiano
  • Nara Letícia Pereira Marques Instituto Federal Goiano
  • Katia Alves de Oliveira Instituto Federal Goiano
  • Nora Ney Santos Barcelos Instituto Federal Goiano

Resumo

Pesquisa científica é uma ação lógica, sistematizada e investigativa capaz de criar sentido e obter respostas ou soluções a problemas sobre fatos ou objetos percebidos pelo pesquisador. Tem como princípio norteador a utilização de normas técnicas e metodológicas, segundo a ABNT. Na disciplina de Metodologia da Pesquisa Científica graduandos do Curso de Pedagogia do IF Goiano-Morrinhos-Goiás, após leituras diversas continuavam com dúvidas sobre os passos- fases de uma pesquisa científica, pois tal conteúdo parecia complexo quando se fazia leitura dos textos recomendados, pois cada autor tem a sua forma de apresentar os conteúdos que poderiam ser de forma resumida em três fases da pesquisa. Diante da dificuldade dos graduandos a professora desenhou na lousa um semicírculo explicativo das três fases para favorecer a compreensão dos graduandos. Diante disso, nossa pesquisa se caracteriza como Bibliográfica e Aplicada, pautada no seguinte Problema de pesquisa-Como construir um Material Didático Visual-MDV que venha favorecer o aprendizado sobre Metodologia de Pesquisa Científica. O que é muito recorrente, pois ao longo do curso temos que elaborar um Projeto de Pesquisa e depois escrever o Trabalho de Curso- TC. Tivemos como Objetivo: Buscar nas ferramentas do Word subsídios técnicos para aplicar os referenciais teóricos metodológicos sobre como fazer uma Pesquisa Científica no referido MDV. Tomamos como referencial teórico de análise para a referida produção Gil (1991); Barros e Lehfeld (2007); Lakatos e Marconi (1991). O MDV em construção foi utilizado pela professora para averiguar sua potencialidade como MDV-mediador nos processos ensino aprendizagem. Percebemos por observação direta que houve grande aceitação pelos graduandos, também colegas, que o MDV é bastante autoexplicativo e que com ajuda da professora as referidas leituras foram melhor compreendidas e de forma mais natural os conteúdos referentes as três fases da Pesquisa Científica-Projeto; Fazer; Escrever- tornaram-se de fácil compreensão. Com isso, podemos afirmar que a pesquisa em questão contribuiu com a Prática Pedagógica e com o Currículo da disciplina pesquisada.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Souza, A. C. C. de, Marques, N. L. P., Oliveira, K. A. de, & Barcelos, N. N. S. (2016). MATERIAL DIDÁTICO VISUAL NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM NAS TRÊS ETAPAS DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/293