AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS

Autores

  • Thallya Micaelly Ventura Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Sangelita M. Franco Mariano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Sarah Marques de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos
  • Flavia Aparecida de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Resumo

Diante do atual cenário educacional é preciso questionar até que ponto as avaliações em larga escala da forma como estão sendo implementadas e interpretadas aproximam-se ou não dos objetivos almejados de qualidade da educação. Destacamos a necessidade de refletir sobre as avaliações no sentido de evidenciar a função da mesma, qual seja contribuir para a melhoria da qualidade da educação e, portanto, para transformação da escola como protagonista no processo de produção de qualidade. A partir do exposto, nosso problema de pesquisa buscou identificar quais as transformações as políticas de avaliação têm provocado nas escolas.

Desse modo, é importante estudar como tem sido o desempenho dos estudantes nessas avaliações, tendo em vista que notadamente este configura-se inferior ao mínimo exigido como padrão de qualidade estabelecido nos documentos oficiais.
É, pois, sob essa perspectiva que os estudantes entrevistados apontaram questões relacionadas as avaliações externas, dentre as quais destacamos a obrigatoriedade de sua realização para atender orientações do governo, sem necessariamente compreenderem quais os objetivos dessa modalidade de avaliação.

Biografias Autor

Thallya Micaelly Ventura Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Sangelita M. Franco Mariano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Sarah Marques de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Flavia Aparecida de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos

Referências

ESTEBAN, Maria Teresa. Educação Popular: desafio à democratização da escola pública. Cad. Cedes, Campinas, vol. 27, n.71, p.9-17, jan./abr. 2007.

FREITAS, Luiz Carlos de de. Eliminação adiada: o ocaso das classes populares no interior da escola e a ocultação da (má) qualidade do ensino. Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n.100 – Especial, p. 965-987, out.2007. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 23 abr. 2016.

GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis: Vozes, 2004.

SORDI, Mara Regina Lemes de.; LUDKE, Menga. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação (Campinas) – online-. 2009, v.14, n2, pp. 316-336.

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Ferreira, T. M. V., Mariano, S. M. F., Oliveira, S. M. de, & Oliveira, F. A. de. (2018). AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Obtido de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/674

Edição

Secção

Artigos (Fluxo Contínuo)