AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS
Resum
Diante do atual cenário educacional é preciso questionar até que ponto as avaliações em larga escala da forma como estão sendo implementadas e interpretadas aproximam-se ou não dos objetivos almejados de qualidade da educação. Destacamos a necessidade de refletir sobre as avaliações no sentido de evidenciar a função da mesma, qual seja contribuir para a melhoria da qualidade da educação e, portanto, para transformação da escola como protagonista no processo de produção de qualidade. A partir do exposto, nosso problema de pesquisa buscou identificar quais as transformações as políticas de avaliação têm provocado nas escolas.Desse modo, é importante estudar como tem sido o desempenho dos estudantes nessas avaliações, tendo em vista que notadamente este configura-se inferior ao mínimo exigido como padrão de qualidade estabelecido nos documentos oficiais.
É, pois, sob essa perspectiva que os estudantes entrevistados apontaram questões relacionadas as avaliações externas, dentre as quais destacamos a obrigatoriedade de sua realização para atender orientações do governo, sem necessariamente compreenderem quais os objetivos dessa modalidade de avaliação.
Referències
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