O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Autori

  • Suélen Normando da Silva Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Fernanda da Silva Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO
  • Sangelita M. Franco Mariano Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Abstract

O trabalho consiste em um relato de experiência do projeto desenvolvido no subprojeto na área de Pedagogia do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. O objetivo desse projeto foi realizar intervenções no intuito de elevar o nível de leitura dos alunos do 2º ano do ensino fundamental. Desta forma, o percurso metodológico ocorreu a partir da observação participante, haja vista que fizemos intervenções por meio do desenvolvimento atividades planejadas e sistematizadas. Inicialmente, as primeiras ações que realizamos pautaram-se em uma ação diagnóstica. Para tanto, foram efetuadas atividades envolvendo a habilidade de leitura com todos alunos da referida turma, a partir da qual foram identificados os alunos que possuíam dificuldade em leitura, bem como o fato de que parte significativa dos alunos ainda apresenta uma leitura silabada das palavras. O princípio alfabético é composto por três fatores, quais sejam: a consciência da possibilidade de segmentação da língua falada em unidades distintas, a consciência de que tais unidades se repetem em diferentes palavras faladas e o conhecimento da correspondência grafofonêmica. À medida que se foi constatando a curiosidade e o interesse das crianças durante as atividades, tornou-se possível identificar as práticas que obtinham resultados mais efetivos em termos de interesse, motivação e aprimoramento das habilidades de leitura. Foram priorizadas atividades de leitura e escrita em que os alunos verbalizavam palavras de seu interesse, assim como dinâmicas envolvendo seus nomes e características pessoais. De acordo com a perspectiva psicogenética a criança tem a capacidade de “(re)construir esse sistema de representação, interagindo com a língua escrita em seus usos e práticas sociais, isto é, interagindo com material “para ler”, não com material artificialmente para “aprender a ler”. Percebemos que diversos fatores influenciam no desenvolvimento da leitura, dentre os quais destacam-se um atendimento individualizado e com diferentes gêneros textuais permeando e valorizando os saberes que as crianças trazem de sua realidade

Biografie autore

Suélen Normando da Silva Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Discente do curso de Pedagogia do IF Goiano Campus Morrinhos

Fernanda da Silva Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Discente do curso de Pedagogia do IF Goiano Campus Morrinhos

Sangelita M. Franco Mariano, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Morrinhos – GO

Doutora. Docente do curso de Pedagogia do IF Goiano Campus Morrinhos

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Pubblicato

2018-09-10

Come citare

Vasconcelos, S. N. da S., Santos, F. da S., & Mariano, S. M. F. (2018). O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/795

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