EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS DO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA REGIONAL JATAÍ DA UFG
Abstract
Nesse trabalho estaremos expondo as principais atividades realizadas pelo PIBID no período de quatro anos do projeto desenvolvido na cidade de Jataí - GO. O empenho da equipe de bolsistas e alunos da escola foi essencial para a execução de diversas atividades que geraram resultados fundamentais para o projeto PIBID. Devido a dificuldades encontradas pelos alunos do ensino médio com a disciplina de física, e de modo geral, exatas, o PIBID teve a função de abordar no ambiente escolar uma nova forma de ensinar física básica, possibilitando uma experiência para os alunos do PIBID e uma nova abordagem por parte dos docentes, baseado na interação de alunos e professores. Com isso, focamos em propiciar aos alunos o maior número de experiências possíveis, trazer para a sala de aula, algo que o ensino básico por si só não conseguiria abordar, seja por falta de tempo, de recursos ou de pessoal. Trouxemos para a sala de aula a possibilidade de participação dos discentes, através de experimentos científicos, desenvolvidos no ambiente escolar, por eles mesmos, e também uma participação ativa desses alunos em competições científicas ao longo do período. Tivemos o papel de facilitadores desse processo, proporcionando aos estudantes as condições necessárias para isso, através de formas alternativas de abordagens e utilizando recursos variáveis, tais como feiras, tutoriais, jogos, aulas. Essas atividades propiciaram uma melhor compreensão dos alunos nas disciplinas de exatas da escola. Os alunos tiveram mais interesse em física e começaram a despertar o sentimento de curiosidade por atividades relacionada à ciência. Aumentou o índice de aprovação na disciplina de física. Foi notado um grande interesse dos estudantes em participar de atividades que fogem a aulas expositivas e ainda o emprego de recursos audiovisuais foi de grande valia para o projeto. O professor coordenador notou uma maior assimilação dos alunos nas aulas regulares, após a participação destes em aulas de reforço e em grupos de estudos assistidos pelos alunos PIBIDIANOS.