EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS DO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA REGIONAL JATAÍ DA UFG

Authors

  • Mauro Vinícius de Barros Souza Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Exatas e Tecnológicas, Curso de Física – GO
  • Alexandre Rodrigues de Melo Colégio Estadual José Feliciano Ferreira, Jataí – GO
  • Alexandre Pancotti Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Exatas e Tecnológicas, Curso de Física – GO
  • Sauli Santos Junior Universidade Federal de Goiás, Regional Aparecida de Goiânia, Goiânia – GO
  • Fernanda Marques Carvalho Mendes Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Exatas e Tecnológicas, Curso de Física – GO
  • Guilherme do Nascimento Ferreira Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Exatas e Tecnológicas, Curso de Física – GO
  • Jessica Ferreira Prado Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Exatas e Tecnológicas, Curso de Física – GO
  • Maycon Douglas Martins Silva Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí, Unidade Acadêmica Especial de Ciências Exatas e Tecnológicas, Curso de Física – GO

Abstract

Nesse trabalho estaremos expondo as principais atividades realizadas pelo PIBID no período de quatro anos do projeto desenvolvido na cidade de Jataí - GO. O empenho da equipe de bolsistas e alunos da escola foi essencial para a execução de diversas atividades que geraram resultados fundamentais para o projeto PIBID. Devido a dificuldades encontradas pelos alunos do ensino médio com a disciplina de física, e de modo geral, exatas, o PIBID teve a função de abordar no ambiente escolar uma nova forma de ensinar física básica, possibilitando uma experiência para os alunos do PIBID e uma nova abordagem por parte dos docentes, baseado na interação de alunos e professores. Com isso, focamos em propiciar aos alunos o maior número de experiências possíveis, trazer para a sala de aula, algo que o ensino básico por si só não conseguiria abordar, seja por falta de tempo, de recursos ou de pessoal. Trouxemos para a sala de aula a possibilidade de participação dos discentes, através de experimentos científicos, desenvolvidos no ambiente escolar, por eles mesmos, e também uma participação ativa desses alunos em competições científicas ao longo do período. Tivemos o papel de facilitadores desse processo, proporcionando aos estudantes as condições necessárias para isso, através de formas alternativas de abordagens e utilizando recursos variáveis, tais como feiras, tutoriais, jogos, aulas. Essas atividades propiciaram uma melhor compreensão dos alunos nas disciplinas de exatas da escola. Os alunos tiveram mais interesse em física e começaram a despertar o sentimento de curiosidade por atividades relacionada à ciência. Aumentou o índice de aprovação na disciplina de física. Foi notado um grande interesse dos estudantes em participar de atividades que fogem a aulas expositivas e ainda o emprego de recursos audiovisuais foi de grande valia para o projeto. O professor coordenador notou uma maior assimilação dos alunos nas aulas regulares, após a participação destes em aulas de reforço e em grupos de estudos assistidos pelos alunos PIBIDIANOS.

Published

2018-09-10

How to Cite

Souza, M. V. de B., Melo, A. R. de, Pancotti, A., Santos Junior, S., Mendes, F. M. C., Ferreira, G. do N., Prado, J. F., & Silva, M. D. M. (2018). EXPERIÊNCIAS VIVIDAS PELOS ALUNOS DO PIBID DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DA REGIONAL JATAÍ DA UFG. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/790