EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NORTEADA PELOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Autori

  • Nayara Corrêa Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas (UEG/CCET)
  • Claudio Benite Universidade Federal de Goiás (UFG).
  • Robson Cardoso Colégio Estadual Jarbas Jayme (CEJJ).

Abstract

Muitas são as pesquisas envolvendo o ensino de Física e a forma como os professores devem abordar os conteúdos de maneira diferenciada, visando assim atingir e despertar um maior interesse e empenho do educando por essa disciplina tão importante (BONADIMAN e NONENMACHER, 2007). Atividades experimentais se mostram como recursos metodológicos que podem auxiliar para dinamizar as aulas de Física e proporcionar aos alunos uma construção do conhecimento de forma efetiva. O trabalho consiste em confeccionar um carrinho movido a energia solar utilizando materiais reaproveitados. O mesmo foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2017 e teve como sujeitos participantes 28 alunos da primeira série do ensino médio do Colégio Estadual Jarbas Jayme em Jaranápolis/Goiás. O objetivo deste trabalho é levar o aluno a uma reflexão sobre o uso das fontes renováveis de energia e, principalmente, de alguns conceitos básicos da Física envolvidos no processo. A metodologia adotada foi norteada pelos Três Momentos Pedagógicos, sistematizados por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). No primeiro momento foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de um diálogo e exibição de documentários; o segundo momento caracterizado pela organização do conhecimento foi realizado através de aulas teóricas e o último momento foi a aplicação do conhecimento onde foi proposta a confecção do carrinho movido a energia solar. Através da análise dos dados pode se constatar que os alunos construíram suas próprias críticas e reflexões acerca do tema demonstrando bem mais interessados e motivados durante todos os momentos pedagógicos. Verificamos assim, que essa metodologia contribuiu para o ensino de Física desencadeando uma aprendizagem mais eficaz. Deste modo, a inclusão da experimentação no ensino tende a bons resultados se bem trabalhados, proporcionando uma melhor interação do aluno com o tema e promovendo a conexão do conteúdo abordado em sala de aula com o contexto dos alunos.

Biografie autore

Nayara Corrêa, Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas (UEG/CCET)

Pós-graduanda do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. Universidade Estadual de Goiás, Campus de Ciências Exatas e Tecnológicas (UEG/CCET)

Claudio Benite, Universidade Federal de Goiás (UFG).

Professor Adjunto da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Robson Cardoso, Colégio Estadual Jarbas Jayme (CEJJ).

Professor de Biologia do Colégio Estadual Jarbas Jayme (CEJJ)

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Pubblicato

2018-09-10

Come citare

Corrêa, N., Benite, C., & Cardoso, R. (2018). EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NORTEADA PELOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/785