EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NORTEADA PELOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS
Résumé
Muitas são as pesquisas envolvendo o ensino de Física e a forma como os professores devem abordar os conteúdos de maneira diferenciada, visando assim atingir e despertar um maior interesse e empenho do educando por essa disciplina tão importante (BONADIMAN e NONENMACHER, 2007). Atividades experimentais se mostram como recursos metodológicos que podem auxiliar para dinamizar as aulas de Física e proporcionar aos alunos uma construção do conhecimento de forma efetiva. O trabalho consiste em confeccionar um carrinho movido a energia solar utilizando materiais reaproveitados. O mesmo foi desenvolvido durante o primeiro semestre de 2017 e teve como sujeitos participantes 28 alunos da primeira série do ensino médio do Colégio Estadual Jarbas Jayme em Jaranápolis/Goiás. O objetivo deste trabalho é levar o aluno a uma reflexão sobre o uso das fontes renováveis de energia e, principalmente, de alguns conceitos básicos da Física envolvidos no processo. A metodologia adotada foi norteada pelos Três Momentos Pedagógicos, sistematizados por Delizoicov, Angotti e Pernambuco (2002). No primeiro momento foi feito o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos por meio de um diálogo e exibição de documentários; o segundo momento caracterizado pela organização do conhecimento foi realizado através de aulas teóricas e o último momento foi a aplicação do conhecimento onde foi proposta a confecção do carrinho movido a energia solar. Através da análise dos dados pode se constatar que os alunos construíram suas próprias críticas e reflexões acerca do tema demonstrando bem mais interessados e motivados durante todos os momentos pedagógicos. Verificamos assim, que essa metodologia contribuiu para o ensino de Física desencadeando uma aprendizagem mais eficaz. Deste modo, a inclusão da experimentação no ensino tende a bons resultados se bem trabalhados, proporcionando uma melhor interação do aluno com o tema e promovendo a conexão do conteúdo abordado em sala de aula com o contexto dos alunos.Téléchargements
Publié-e
2018-09-10
Comment citer
Corrêa, N., Benite, C., & Cardoso, R. (2018). EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NORTEADA PELOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/785
Numéro
Rubrique
Poster