AÇÕES EDUCATIVAS NÃO FORMALIZADAS EM AMBIENTE LABORAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESA AGROINDUSTRIAL DE ALIMENTOS

Autori

  • Rosângela Lopes Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos
  • Cinthia Maria Felício Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos
  • Marcos Fernandes-Sobrinho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí

Abstract

Processos educacionais acontecem durante toda a vida e em todos os espaços, não se restringem ao ambiente escolar e conforme o espaço, intencionalidade e diversas finalidades vão surgindo denominações para melhor entendimento dos fins, existência ou não de certificação e outras. A educação, seja formal, informal ou não formal apresenta interseções, apesar de objetivos distintos por vezes, visam a preparação dos indivíduos para viverem melhor em sociedade, buscando condições de equidade e promoção de melhorias, sejam no ambiente, na qualidade de vida ou na qualificação para o trabalho, por exemplo. Com o objetivo de entender mais sobre como pode acontecer a educação não formal no ambiente laboral, foi realizada uma investigação qualitativa, utilizando dois instrumentos de coleta de dados, um questionário composto de 12 questões e um formulário com 9 questões elaboradas no Google Forms, ambos com questões abertas e fechadas, respondidos pela analista de comunicação em uma empresa agroindustrial de alimentos situada no interior goiano e integrante de equipe formada por 5 pessoas responsáveis por organizar os treinamentos e outras atividades de educação não formal nesta empresa. As ações educativas realizadas nestes espaço, acontecem com treinamentos nos mais diversos setores, aos seus 1.500 funcionários e alguns exemplos foram apresentados, como o projeto “Acolhida” para a qualificação profissional dos funcionários que estão iniciando na empresa e envolvem parcerias com Sebrae ou Senai. Outro projeto realizado envolve visitas nas escolas da região onde a empresa está situada “Projeto nas Escolas”, realiza ainda programas antitabagismo, controle da obesidade e hipertensão em parceria com a Unimed; tem o projeto “Carnaval com saúde”, e apesar da empresa atender a questão legal de contratação de colaboradores com deficiência, ainda não tinham previsto nenhuma ação para inclusão social e atitudinal. A educação não formal pode contemplar diversos aspectos da vida e acontecer no ambiente em empresas com ações para melhorias no trabalho, na vida dos trabalhadores e familiares, no entanto precisa desenvolver mais ações inclusivas.

Biografie autore

Rosângela Lopes Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica (ProfEPT/IF Goiano)

Cinthia Maria Felício, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Morrinhos

Marcos Fernandes-Sobrinho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Urutaí

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí; Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional Tecnológica (ProfEPT/IF Goiano); Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional da Universidade Federal de Catalão (PPGGO/UFCat)

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-09-10

Come citare

Borges, R. L., Felício, C. M., & Fernandes-Sobrinho, M. (2018). AÇÕES EDUCATIVAS NÃO FORMALIZADAS EM AMBIENTE LABORAL: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM EMPRESA AGROINDUSTRIAL DE ALIMENTOS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/677

Fascicolo

Sezione

Artigos (Fluxo Contínuo)

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i