O ESTÁGIO, A LEGISLAÇÃO E AS EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO IFGOIANO CAMPUS MORRINHOS

Autores

  • Luciana dos Santos Machado Baldoino Instituto Federal Goiano
  • Cínthia Maria Felício Instituto Federal Goiano

Resumo

Elaboramos e aplicamos um questionário aberto com intuito de perceber como os estudantes das licenciaturas em química e pedagogia do Instituto Federal Goiano - Campus Morrinhos, percebiam o estágio e as possíveis contribuições que este traria para sua formação acadêmica. Foram analisadas as respostas de 23 alunos, sendo 11 alunos do curso de química do 6º e 8º período e 12 alunos do curso de pedagogia do 6º período. Observamos que entre os alunos da licenciatura em química, três estudantes estavam concluindo o curso e os demais licenciandos, sejam da química ou da licenciatura em pedagogia ainda estavam na segunda etapa do estágio. Os resultados sugerem que os estagiários ao finalizarem o estágio parecem perceber mais a importância da realização do
estágio, trazendo maior percepção da complexidade da realidade escolar e da pratica docente. Em suas considerações sobre esta etapa de formação, deixaram transparecer em suas respostas, o reconhecimento da importância das práticas pedagógicas, auxiliando a tomada de decisões, a participação da classe, além do desenvolvimento emocional, autoconfiança e sociabilização dos futuros professores. Neste sentido foi possível perceber o desenvolvimento da identidade docente dos acadêmicos, nesta etapa final do estágio.

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Baldoino, L. dos S. M., & Felício, C. M. (2016). O ESTÁGIO, A LEGISLAÇÃO E AS EXPECTATIVAS DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA DO IFGOIANO CAMPUS MORRINHOS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/226

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