RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

UM OLHAR CONTEMPORÂNEO

Auteurs

  • Marli Pardo Legemann Oliveira Instituto Federal de Educação , Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense
  • Angelita Hentges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul rio- grandense

Mots-clés :

Formação inicial de professores, Práticas pedagógicas, Pandemia

Résumé

O presente trabalho se trata de um relato de experiência referente à docência da disciplina Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul rio-grandense, em parceria com os polos de apoio presenciais/UAB. O objetivo consiste em compartilhar ações e reflexões referentes às atividades desenvolvidas com os estudantes dos polos envolvidos. Pontuamos que as atividades perpassaram o período de pandemia, de modo que, com o retorno presencial reflexões mais proeminentes puderam ser realizadas pelos acadêmicos, o que é, também, resultado da interação presencial que vivenciaram com os colegas e docentes.

Biographie de l'auteur

Angelita Hentges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul rio- grandense

Angelita Hentges

Doutora em Educação. Coordenadora Curso de Pedagogia/EAD

Professora Campus Pelotas Visconde da Graça

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul rio- grandense

Références

DAMIANI, Magda Floriana et al. Discutindo pesquisas do tipo intervenção pedagógica. Cadernos de educação, n. 45, p. 57-67, 2013.

DANTAS, Lúcio Gomes. A educabilidade dos seres humanos por meio do estágio docente. In: CUNHA, Célio da; FRANÇA, Carla Cristie de (org.). Formação Docente: fundamentos e práticas do estágio supervisionado. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Universidade Católica de Brasília, 2019. p.7-10. Disponível em: https://socialedu-cation.files.wordpress.com/2019/04/formac387c383o-docente-fundamentos-e-prc381ticas-do-estc381gio-supervisionado_web.pdf. Acesso em: 02 mai. 2023

DUSSEL, Inês. Sobre a precariedade da escola. In: LARROSA, Jorge (Org.). Elogio da escola. Tradução Fernando Coelho. Belo Horizonte: Autêntica, 2018. p. 87-112.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de. Professores do Brasil: novos cenários em formação. Brasília: UNESCO, 2019. E-book. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf Acesso em: 02 mai. 2023.

MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. Ponhamo-nos a caminho. In: MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Maarten. A pedagogia, a democracia, a escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2014. p, 41-53.

MOURA, Dácio G.; BARBOSA, Eduardo F. Trabalhando com projetos: planejamento e gestão de projetos educacionais. RJ: Petrópolis: Vozes, 2013.

PIMENTA, Selma Garrido. Estágios Supervisionados: Unidade teoria e prática em cursos de licenciatura. In: CUNHA, Célio da; FRANÇA, Carla Cristie de (org.). Formação Docente: fundamentos e práticas do estágio supervisionado. Brasília: Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade; Universidade Católica de Brasília, 2019. p.19-50. Disponível em: https://socialedu-cation.files.wordpress.com/2019/04/formac387c383o-docente-fundamentos-e-prc381ticas-do-estc381gio-supervisionado_web.pdf. Acesso em: 02 mai. 2023.

Téléchargements

Publiée

2023-11-24

Comment citer

Pardo Legemann Oliveira, M., & Hentges, A. (2023). RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE PEDAGOGIA NO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: UM OLHAR CONTEMPORÂNEO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 7(01), 54–66. Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/1651

Numéro

Rubrique

Artigos (Chamada Pública EAD)