VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Mots-clés :
Prática Pedagógica, Ensino de Ciências, Ensino SuperiorRésumé
Compreender as percepções dos licenciandos sobre as disciplinas de estágio é importante para reduzir as lacunas existentes na formação do professor. Diante da importância dessa temática, objetivou-se analisar a percepção dos discentes sobre as experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental nos anos finais em uma licenciatura na modalidade a distância. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem mista, junto a alunos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental, turmas do 5º semestre dos polos de Beberibe, Canindé, Caucaia, Maranguape e Orós, no estado do Ceará, através de questionário contendo 18 perguntas sobre o perfil sociodemográfico e o estágio. Para a análise dos dados, foram usados cálculos estatísticos e agrupamentos de respostas. Para 58,5% dos 65 alunos que participaram, essa foi a primeira experiência efetiva como professores. Constatou-se que a atuação dos tutores presenciais e dos professores formadores influenciaram positivamente na experiência dos estagiários e destes, 75,4% sentem-se seguros para executar suas atividades. Os aspectos positivos citados foram responsabilidade, organização e empatia e os negativos foram medo, receio e insegurança. Destacam-se ainda os desafios, que vão desde a dificuldade de locomoção até o estágio e com questões burocráticas, além do medo da regência. Por fim, os dados apresentados são importantes para que se possa avançar e preparar uma disciplina que promova cada vez mais a aprendizagem significativa no aluno.
Références
ALVES, A. V. S.; BARBOSA, C. R.; DIB, A. Fundamentos pedagógicos e a formação do docente: a experiência do estágio à docência. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2186/1403. Acesso em: 21 jun. 2023.
BEZERRA, M. S.; LIMA, F. J. Construção e apropriação de saberes docentes: um estudo sobre a importância de atividades acadêmico-científicas na formação de professores para o ensino de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. v. 12, n. 40. 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Lei No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O. U. de 23 de dezembro de 1996. Brasília: DP&A, 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 jun. 2023.
BRASIL. Dispõe sobre o estágio de estudantes [...] e dá outras providências. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 24 jun. 2023.
BRASIL. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Lei n° 11.788, de 25 de setembro de 2008.
COSTA JÚNIOR, J. F. et al. O professor do futuro: habilidades e competências necessárias para atuar em uma sociedade em mudança. Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, p. e00072-e00072. 2023.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell; tradução Magda Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.
FERRAZ, R. D. Estágio supervisionado na formação do pedagogo: Contribuições e desafios. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 1-12. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8691.
Acesso em: 26 jun. 2023.
IBGE. Estatísticas de Gênero - Indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/genero/20163-estatisticas-de-genero-indicadores-sociais-das-mulheres-no-brasil.html Acesso em: 20 jun. 2023.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2014 – Notas Estatísticas. 2015.
MENEZES, J. B. F. de; ESTÁCIO, J.; DE SOUSA MOURA, F. N. Expectativas e dificuldades dos estágios supervisionados docente remoto: percepção de professores em formação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 14, n. 30, p. 151-164. 2022.
MILANESI, I. Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares. Educar em Revista, p. 209-227. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/mgBPt9CbbBGdMqWp7t7jYqg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2023.
PERRENOUD, P. Philippe Perrenoud e a teoria das competências. São Paulo: Vozes, 1999.
PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores. Unidade Teoria e
Prática? 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PIRES, R. C.; SANTOS, M. Importância do acolhimento acadêmico nos cursos de educação física visando o estágio e inserção no mercado de trabalho. Caderno Intersaberes, v. 12, n. 38, p. 259-267. 2023.
SANTOS, A. J. M. dos et al. Relação entre o uso das tecnologias educacionais durante a formação acadêmica e a prática do estágio supervisionado no ensino remoto. Revista Conexão Com Ciência, v. 1, n. 4. 2021.
SANTOS, A. M. dos et al. Educação a distância para formação de professores. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 5, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9983/3917. Acesso em: 26 jun. 2023.
SANTOS, V. B. dos; MUNIZ, S. de S.; SILVA, D. M. da. A importância do estágio supervisionado na formação inicial docente: relato de experiência. Original Article: J Business Techn, v. 13, n. 1, p. 140-147. 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE. Regimento interno. Fortaleza, 2013. Disponível em: https://www.uece.br/wpcontent/uploads/2019/02/EstatutoRegimentoUECE.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Ciclo Revista: Vivências em Ensino e Formação (ISSN 2526-8082) 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .