VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores/as

  • Fátima Aurilane de Aguiar Lima Araripe Universidade Estadual do Ceará
  • Lívia Maria Galdino Pereira Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB
  • Francisco Wagner de Sousa Paula Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Palabras clave:

Prática Pedagógica, Ensino de Ciências, Ensino Superior

Resumen

Compreender as percepções dos licenciandos sobre as disciplinas de estágio é importante para reduzir as lacunas existentes na formação do professor. Diante da importância dessa temática, objetivou-se analisar a percepção dos discentes sobre as experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental nos anos finais em uma licenciatura na modalidade a distância. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem mista, junto a alunos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental, turmas do 5º semestre dos polos de Beberibe, Canindé, Caucaia, Maranguape e Orós, no estado do Ceará, através de questionário contendo 18 perguntas sobre o perfil sociodemográfico e o estágio. Para a análise dos dados, foram usados cálculos estatísticos e agrupamentos de respostas. Para 58,5% dos 65 alunos que participaram, essa foi a primeira experiência efetiva como professores. Constatou-se que a atuação dos tutores presenciais e dos professores formadores influenciaram positivamente na experiência dos estagiários e destes, 75,4% sentem-se seguros para executar suas atividades. Os aspectos positivos citados foram responsabilidade, organização e empatia e os negativos foram medo, receio e insegurança. Destacam-se ainda os desafios, que vão desde a dificuldade de locomoção até o estágio e com questões burocráticas, além do medo da regência. Por fim, os dados apresentados são importantes para que se possa avançar e preparar uma disciplina que promova cada vez mais a aprendizagem significativa no aluno.

Biografía del autor/a

Fátima Aurilane de Aguiar Lima Araripe, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2020), Mestra em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2016), especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento sustentável pela Faculdade Stella Maris (2015) e graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2013). Atualmente é professora formadora e tutora a distância do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará - UAB. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, atuando principalmente no tema: Conservação de Áreas Protegidas na Caatinga.

Lívia Maria Galdino Pereira, Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar pela Faculdade Integrada do Ceará. Graduada de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Microbiologia Médica UFC. Doutora em Microbiologia Médica no laboratório do Centro Especializado em Micologia Médica (CEMM). Foi pesquisadora da Universidade Federal do Ceará no departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental com identificação de micro-organismo biorremediadores, pela técnica de Biologia Molecular. Membro dos professores formadores da Educação a Distância do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil. 

Francisco Wagner de Sousa Paula , Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Enfermeiro e Biólogo. Mestre em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas (UCAM) e Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Epidemiologia, Cuidado em Cronicidade e Enfermagem-GRUPECCE-CNPq. Professor da Faculdade Maurício de Nassau Parangaba. Professor Efetivo da Rede Básica de Ensino da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE). Professor Formador e Tutor do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas (UECE/UAB) e Enfermeiro do Hospital e Maternidade Regional Vale do Curu, Pentecoste-Ce. 

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Licenciatura - 2006 e Bacharel - 2007); Mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará (2008) e Doutora em Engenharia Civil (área de concentração em Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2016). Atua como Professora Adjunto da Universidade Estadual do Ceará. Coordena a Pesquisa do Curso de Ciências Biológicas a distância - UECE/UAB. 

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará/ Universidade Aberta do Brasil - UECE/UAB

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Doutora em Microbiologia Médica/UFC (2021). Professora Adjunta da Universidade Estadual do Ceará desde 2000 e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2009. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro/UNIFAMETRO. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia e Exames Laboratoriais. É líder do grupo de pesquisas certificado pelo CNPq "Tecnologias educacionais e educação a distância". Desenvolve pesquisas nas áreas de taxonomia de dermatófitos, fungos anemófilos, produção de material em Microbiologia e educação a distância.

Citas

ALVES, A. V. S.; BARBOSA, C. R.; DIB, A. Fundamentos pedagógicos e a formação do docente: a experiência do estágio à docência. Revista Docência do Ensino Superior, v. 6, n. 2, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/2186/1403. Acesso em: 21 jun. 2023.

BEZERRA, M. S.; LIMA, F. J. Construção e apropriação de saberes docentes: um estudo sobre a importância de atividades acadêmico-científicas na formação de professores para o ensino de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. v. 12, n. 40. 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB. Lei No. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. D.O. U. de 23 de dezembro de 1996. Brasília: DP&A, 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 jun. 2023.

BRASIL. Dispõe sobre o estágio de estudantes [...] e dá outras providências. Lei n. 11.788, de 25 de setembro de 2008. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso em: 24 jun. 2023.

BRASIL. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Lei n° 11.788, de 25 de setembro de 2008.

COSTA JÚNIOR, J. F. et al. O professor do futuro: habilidades e competências necessárias para atuar em uma sociedade em mudança. Revista Educação, Humanidades e Ciências Sociais, p. e00072-e00072. 2023.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell; tradução Luciana de Oliveira da Rocha. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto / John W. Creswell; tradução Magda Lopes; consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição Dirceu da Silva. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

FERRAZ, R. D. Estágio supervisionado na formação do pedagogo: Contribuições e desafios. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 1-12. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8691.

Acesso em: 26 jun. 2023.

IBGE. Estatísticas de Gênero - Indicadores sociais das mulheres no Brasil. 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/multidominio/genero/20163-estatisticas-de-genero-indicadores-sociais-das-mulheres-no-brasil.html Acesso em: 20 jun. 2023.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da Educação Superior 2014 – Notas Estatísticas. 2015.

MENEZES, J. B. F. de; ESTÁCIO, J.; DE SOUSA MOURA, F. N. Expectativas e dificuldades dos estágios supervisionados docente remoto: percepção de professores em formação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 14, n. 30, p. 151-164. 2022.

MILANESI, I. Estágio supervisionado: concepções e práticas em ambientes escolares. Educar em Revista, p. 209-227. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/er/a/mgBPt9CbbBGdMqWp7t7jYqg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2023.

PERRENOUD, P. Philippe Perrenoud e a teoria das competências. São Paulo: Vozes, 1999.

PIMENTA, S. G. O Estágio na Formação de Professores. Unidade Teoria e

Prática? 10 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PIRES, R. C.; SANTOS, M. Importância do acolhimento acadêmico nos cursos de educação física visando o estágio e inserção no mercado de trabalho. Caderno Intersaberes, v. 12, n. 38, p. 259-267. 2023.

SANTOS, A. J. M. dos et al. Relação entre o uso das tecnologias educacionais durante a formação acadêmica e a prática do estágio supervisionado no ensino remoto. Revista Conexão Com Ciência, v. 1, n. 4. 2021.

SANTOS, A. M. dos et al. Educação a distância para formação de professores. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 5, 2023. Disponível em: https://periodicorease.pro.br/rease/article/view/9983/3917. Acesso em: 26 jun. 2023.

SANTOS, V. B. dos; MUNIZ, S. de S.; SILVA, D. M. da. A importância do estágio supervisionado na formação inicial docente: relato de experiência. Original Article: J Business Techn, v. 13, n. 1, p. 140-147. 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE. Regimento interno. Fortaleza, 2013. Disponível em: https://www.uece.br/wpcontent/uploads/2019/02/EstatutoRegimentoUECE.pdf. Acesso em: 24 jun. 2023.

Publicado

2023-11-24

Cómo citar

Araripe, F. A. de A. L., Galdino Pereira, L. M., Paula , F. W. de S., Dayanne Maia Pantoja, L., & Costa Paixão, G. (2023). VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 7(01), 40–53. Recuperado a partir de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/1650