VIVÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS EM UMA LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
Palabras clave:
Prática Pedagógica, Ensino de Ciências, Ensino SuperiorResumen
Compreender as percepções dos licenciandos sobre as disciplinas de estágio é importante para reduzir as lacunas existentes na formação do professor. Diante da importância dessa temática, objetivou-se analisar a percepção dos discentes sobre as experiências vivenciadas na disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental nos anos finais em uma licenciatura na modalidade a distância. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem mista, junto a alunos matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado do Ensino Fundamental, turmas do 5º semestre dos polos de Beberibe, Canindé, Caucaia, Maranguape e Orós, no estado do Ceará, através de questionário contendo 18 perguntas sobre o perfil sociodemográfico e o estágio. Para a análise dos dados, foram usados cálculos estatísticos e agrupamentos de respostas. Para 58,5% dos 65 alunos que participaram, essa foi a primeira experiência efetiva como professores. Constatou-se que a atuação dos tutores presenciais e dos professores formadores influenciaram positivamente na experiência dos estagiários e destes, 75,4% sentem-se seguros para executar suas atividades. Os aspectos positivos citados foram responsabilidade, organização e empatia e os negativos foram medo, receio e insegurança. Destacam-se ainda os desafios, que vão desde a dificuldade de locomoção até o estágio e com questões burocráticas, além do medo da regência. Por fim, os dados apresentados são importantes para que se possa avançar e preparar uma disciplina que promova cada vez mais a aprendizagem significativa no aluno.
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Derechos de autor 2023 Ciclo Revista: Vivências em Ensino e Formação (ISSN 2526-8082)
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