QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: OS 30 ANOS DO ACIDENTE COM O CÉSIO-137

Auteurs-es

  • Gabriel Victor Lopes Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde – GO
  • Cláudia Naressi Belaguarda Colégio Estadual João Velloso do Carmo – Rio Verde-GO
  • Tiago Clarimundo Ramos Colégio Estadual João Velloso do Carmo – Rio Verde-GO

Résumé

O acidente radiológico com o Césio-137 que ocorreu na cidade de Goiânia completou 30 anos em 2017. É considerado um dos maiores desastres de contaminação radiológica do Brasil. Conforme amplamente divulgado em todo o mundo, os moradores locais sofreram muito com a contaminação desse material. Além da morte de dezenas de pessoas, outras centenas de vítimas continuam sofrendo até hoje com as repercussões desse acidente. Posto isso, o presente estudo teve por objetivo problematizar, no ensino de Química, conhecimentos relativos ao desastre com o Césio-137. Toda a fase empírica contou com a atuação de bolsistas de iniciação à docência e colaboração de uma professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), junto aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola estadual de Rio Verde-GO. A turma participante da pesquisa teve a oportunidade de assistir, primeiro, ao vídeo de uma palestra. Na sequência, um bolsista de iniciação à docência conduziu uma discussão aberta com os discentes sobre o tema. No conjunto, constatou-se que, além de comentarem as notícias de jornais da época, os aprendizes puderem aprofundar em questões mais específicas relativas à caracterização do Césio-137 e à amplitude de sua contaminação. Outrossim, emergiram outras curiosidades, mormente em relação ao uso de aparelhos radiológicos. Os estudantes da EJA se mostraram muito mobilizados em participar das discussões desenvolvidas na pesquisa. Com efeito, depreende-se que, combinadas à formação de novos conceitos, os sujeitos desenvolveram outras habilidades relacionadas ao desenvolvimento da reflexão sobre questões sociocientíficas, que corroboraram em grande medida com uma prática mais dialógica e participativa no ensino de Química.

Téléchargements

Publié-e

2018-09-10

Comment citer

Souza, G. V. L., Belaguarda, C. N., & Ramos, T. C. (2018). QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS NO ENSINO DE QUÍMICA: OS 30 ANOS DO ACIDENTE COM O CÉSIO-137. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/870

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s