ESTRATÉGIAS DE ENSINO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: uma análise crítico-reflexiva de um curso de Licenciatura em Química

Auteurs-es

  • Weslei Oliveira de Jesus Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí – GO
  • Christina Vargas Miranda Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí – GO
  • Luciana Aparecida Siqueira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí – GO

Résumé

O ambiente educacional é considerado um espaço privilegiado de construção do conhecimento no qual a aprendizagem é oportunizada por diferentes meios e processos. Neste ambiente cabe ao professor, em seus diferentes níveis de atuação, mediar o processo de ensino e aprendizagem, tendo como desafio a formação de cidadãos conscientes e/ou de profissionais aptos para (con)viver numa sociedade em constante mudança. O presente trabalho tem como objetivo analisar e refletir sobre as estratégias de ensino e os critérios de avaliação adotados pelos docentes do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí. Trata-se de um estudo de caso com abordagem quali-quantitativa, utilizando de documentos e entrevistas para coleta de dados. Os resultados indicam que há uma diversidade de métodos utilizados na prática educativa dos docentes participantes e nos meios de avaliar o aprendizado dos acadêmicos, porém, tantos recursos não são suficientes e resultam, por vezes, em aulas repetitivas em determinados períodos do curso. As disciplinas agrupadas nas áreas I e II priorizam aulas expositivas e experimentais, utilizando de recursos de multimídia, quadro, giz e laboratório para a explicação dos conteúdos. O aprendizado dos acadêmicos é avaliado por meio da capacidade de reprodução de exercícios feitos em sala, compreensão de práticas e agregação de conceitos, tornando o processo avaliativo em grande parte quantitativo e individual. Por outro lado, as disciplinas pertencentes às áreas III e IV preferem abordar os conteúdos por meio de rodas de conversas, seminários, leituras e aulas dialogadas, priorizando a discussão de assuntos relacionados a formação docente. Para isso, são utilizados recursos de multimídia, materiais impressos, cartazes, portfólios, visando auxiliar na elaboração e construção de instrumentos didáticos. O processo avaliativo é qualitativo e contínuo, considerando a criatividade e a evolução do acadêmico na construção de sua personalidade docente.

Bibliographies de l'auteur-e

Weslei Oliveira de Jesus, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí – GO

Christina Vargas Miranda Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí – GO

Luciana Aparecida Siqueira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí – GO

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Publié-e

2018-09-10

Comment citer

Jesus, W. O. de, Carvalho, C. V. M., & Silva, L. A. S. (2018). ESTRATÉGIAS DE ENSINO E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: uma análise crítico-reflexiva de um curso de Licenciatura em Química. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/718

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