DISCUSSÕES SOBRE A HISTÓRIA DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO
Abstract
Uma das principais razões pelas quais os discentes não compreendem a Química se deve ao fato de que muitos destes não veem sentido em estudar os conceitos científicos. No método tradicional de ensino e aprendizagem, os discentes são pouco orientados a refletir sobre o contexto histórico da Química. No presente estudo, com interesse de analisar impactos de discussões sobre a dimensão histórica da Química em sala de aula, dois bolsistas de iniciação à docência, em colaboração com uma professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) ministraram, em fevereiro de 2018, aulas de Química a três turmas da primeira série do ensino médio em um colégio estadual de Rio Verde - GO. Com auxílio da projeção de slides, foram abordados desde os primeiros avanços até as descobertas mais recentes da Química. Em síntese, houve nítido interesse por parte dos discentes em participar das discussões sobre a história da Química. Constatou-se que explorar mais aspectos históricos no ensino é uma estratégia importante para promover a aprendizagem de Química, sobretudo quando há uma preocupação de realçar a relevância da ciência e tecnologia no desenvolvimento da sociedade. É nesse sentido que a história da Química certamente potencializou ampliar, junto aos estudantes, a compreensão do conhecimento químico como fruto da construção humana. Assevera-se, por fim, que o estudo da história da Química foi válido, mormente por permitir a problematização de uma ingênua concepção salvacionista da ciência e tecnologia que soluciona todos os problemas. Até mesmo porque, para além da falsa neutralidade das medidas técnicas, é preciso reconhecer que o enfrentamento dos problemas quase sempre comporta tomada de decisão política.Downloads
Veröffentlicht
2018-09-10
Zitationsvorschlag
Oliveira, A. A. de, Santos, P. C. dos, Borges, L. M., & Ramos, T. C. (2018). DISCUSSÕES SOBRE A HISTÓRIA DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Abgerufen von https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/665
Ausgabe
Rubrik
Artigos (Fluxo Contínuo)