DISCUSSÕES SOBRE A HISTÓRIA DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Autor/innen

  • Adrielly Aparecida de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Paulo César dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Luciana Maria Borges Colégio Estadual Manoel Ayres – Rio Verde-GO
  • Tiago Clarimundo Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde

Abstract

Uma das principais razões pelas quais os discentes não compreendem a Química se deve ao fato de que muitos destes não veem sentido em estudar os conceitos científicos. No método tradicional de ensino e aprendizagem, os discentes são pouco orientados a refletir sobre o contexto histórico da Química. No presente estudo, com interesse de analisar impactos de discussões sobre a dimensão histórica da Química em sala de aula, dois bolsistas de iniciação à docência, em colaboração com uma professora supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) ministraram, em fevereiro de 2018, aulas de Química a três turmas da primeira série do ensino médio em um colégio estadual de Rio Verde - GO. Com auxílio da projeção de slides, foram abordados desde os primeiros avanços até as descobertas mais recentes da Química. Em síntese, houve nítido interesse por parte dos discentes em participar das discussões sobre a história da Química. Constatou-se que explorar mais aspectos históricos no ensino é uma estratégia importante para promover a aprendizagem de Química, sobretudo quando há uma preocupação de realçar a relevância da ciência e tecnologia no desenvolvimento da sociedade. É nesse sentido que a história da Química certamente potencializou ampliar, junto aos estudantes, a compreensão do conhecimento químico como fruto da construção humana. Assevera-se, por fim, que o estudo da história da Química foi válido, mormente por permitir a problematização de uma ingênua concepção salvacionista da ciência e tecnologia que soluciona todos os problemas. Até mesmo porque, para além da falsa neutralidade das medidas técnicas, é preciso reconhecer que o enfrentamento dos problemas quase sempre comporta tomada de decisão política.

Autor/innen-Biografien

Adrielly Aparecida de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde

Discente

Paulo César dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde

Discente

Luciana Maria Borges, Colégio Estadual Manoel Ayres – Rio Verde-GO

Professora da Rede Estadual - Rio Verde-GO

Tiago Clarimundo Ramos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde

Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde

Veröffentlicht

2018-09-10

Zitationsvorschlag

Oliveira, A. A. de, Santos, P. C. dos, Borges, L. M., & Ramos, T. C. (2018). DISCUSSÕES SOBRE A HISTÓRIA DA QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Abgerufen von https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/665

Ausgabe

Rubrik

Artigos (Fluxo Contínuo)

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