APRENDIZAGEM COM JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Abstract
O presente trabalho faz parte de um estudo que estamos desenvolvendo na educação infantil em duas diferentes escolas da cidade de Morrinhos - GO, tendo como objetivo analisar em que medida os jogos e as brincadeiras podem
contribuir nas diversas possibilidades de aprendizagem das crianças. Teremos como instrumentos de coleta de dados a observação e a entrevista, inicialmente, realizamos observações gerais sobre as diferentes dimensões presentes na escola e, em seguida, buscamos focalizar nossa investigação nas ações lúdicas desenvolvidas, posteriormente iremos interpretar e analisar as situações descritas. Aliado ás observações e estudos teóricos faremos entrevistas com as professoras que atuam junto às turmas como meio
de apreender informações substanciais sobre o tema em questão. Faz-se necessário que aprofundemos o estudo sobre o lúdico, no qual as brincadeiras e os jogos aliados às ações pedagógicas bem direcionadas permitem a construção do conhecimento e aprendizagem. Assim analisando as atividades pedagógicas com a brincadeira no âmbito educacional como sendo um dos princípios fundamentais de expressão, pensamento, interação que esta oportuniza á criança o desenvolvimento da autonomia, criatividade e responsabilidade de relacionar-se e de interagir de uma forma mais saudável e prazerosa. Compreendemos que é de primordial importância a utilização das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, pois os conteúdos podem ser ensinados por intermédio de atividades predominantemente lúdicas. Nesse sentido, utilizaremos como suporte para nossas reflexões teóricas estudiosos que alicerçam as discussões a respeito das atividades lúdicas e nos apresentam os aspectos básicos que auxilia a entender o lúdico na educação infantil, quais sejam: Almeida (2000), Brougére (2010), Elkonin (1998), Kishimoto (2002, 2007, 2014), e Vygotsky (2007). Para tanto utilizaremos como referência metodológica a investigação bibliográfica de cunho qualitativa.