A HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE PONTALINA

Autores

  • Nayane Ribeiro Silveira Instituto Federal Goiano
  • Léia Adriana S. Santiago Instituto Federal Goiano
  • Sangelita Miranda F. Mariano Instituto Federal Goiano

Resumo

Trabalhar com a efetiva consciência de integração regional, é um dos elementos
característicos do Setor Educacional do MERCOSUL (SEM), que compreende que as escolas são espaços onde as culturas regionais podem se constituir e dialogar. Neste sentido, desde 1992, o SEM vem estabelecendo planos de ação que incluem propostas para o ensino de História e Geografia nas escolas do MERCOSUL. Assim, este trabalho de iniciação científica se direciona a investigar os conteúdos que têm sido propagados sobre a América Latina para os jovens que se encontram em processo de conclusão do ensino fundamental, por meio da análise de documentos prescritos pela Secretaria Municipal de Educação de Pontalina e por duas escolas estaduais e duas municipais da cidade de Pontalina, intencionando perceber se o que está sendo transmitido aos alunos, tem possibilitado a integração regional, a identidade latino-americana e a formação de uma consciência histórica e cidadã. A pesquisa, em fase inicial, analisou os documentos oficiais das escolas, mais especificamente, os Projetos Políticos Pedagógicos, e o que eles propõem como conteúdos da disciplina de história para o 9° ano. Foram também analisados os livros didáticos utilizados pelos alunos do 9º ano das escolas selecionadas. Nas duas escolas municipais o livro avaliado, intitula-se “Saber e fazer História”, de Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues e nas escolas estaduais, o livro foi “História Sociedade e Cidadania”, de Alfredo Boulos Júnior. Vimos que os Projetos Políticos Pedagógicos têm a prioridade de formar alunos críticos e reflexivos, cidadãos que atuem em
seu meio, preparados para os desafios de nossa sociedade contemporânea, no entanto, os conteúdos veiculados não contribuem para que essas características se efetivem de maneira plena, uma vez que, os conteúdos priorizam a história do Brasil e Européia. Dos livros analisados, utiliza-se pelas escolas municipais de ensino, apenas uma unidade com conteúdos referentes a América Latina, já o livro veiculado nas escolas estaduais não contempla, em nenhuma das unidades, o tema da América Latina. Sobre o documento da Secretaria Municipal, analisamos a Proposta Anual do Ensino Fundamental, que prioriza em seus objetivos conhecer realidades históricas singulares distinguindo diferentes modos de convivências nelas existentes. Porém em seu eixo temático, nenhum conteúdo se vinculava a história da América Latina. Apesar da pesquisa não ter sido encerrada, já é possível observar que poucos conteúdos são transmitidos aos alunos, a respeito da América Latina e isto inviabiliza a construção de uma integração regional e de uma identidade latino-americana.

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Silveira, N. R., Santiago, L. A. S., & Mariano, S. M. F. (2016). A HISTÓRIA DA AMÉRICA LATINA NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS E MUNICIPAIS DE PONTALINA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/265