QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ENSINO DE ELETROQUÍMICA

Autors/ores

  • Paulo César dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Adrielly Aparecida de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde
  • Luciana Maria Borges Colégio Estadual Manoel Ayres – Rio Verde-GO
  • Tiago Clarimundo Ramos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Rio Verde

Resum

O ensino de Química parece não conseguir atingir a tão preconizada formação para a cidadania. Predomina-se uma abordagem de conteúdos científicos desarticulada das questões socioambientais. Em contrapartida, a sociedade está cada vez mais consumista. No presente estudo, avaliam-se potencialidades de uma intervenção didática junto a estudantes da segunda série do ensino médio sobre a temática eletroquímica articulada com uma prática de uso dos materiais de baixo custo e (ou) descartáveis. Toda parte empírica ocorreu, em novembro de 2017, como parte de ações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em uma escola estadual de Rio Verde-GO. Além da exposição do conteúdo com projeção de slides, promoveu-se uma experimentação com os seguintes materiais: fios de cobre, parafusos de zinco, forma de gelo, lâmpada LED, água e sal de cozinha. Primeiro, colocou-se água e sal de cozinha na forma de gelo. Depois, os parafusos enrolados em fios de cobre foram adicionados em série. Finalmente, a lâmpada acendeu, em contato com a solução de água e sal, ao ser posicionada em uma das extremidades da forma. A maioria dos estudantes conseguiu compreender o fluxo ordenado de elétrons provenientes de uma diferença de potencial gerada pela reação entre o zinco do parafuso e o fio de cobre; além de reconhecer que o sal dissolvido na água a tornou uma boa condutora de eletricidade. Para além de um despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, a prática serviu para engajá-los com o processo de ensino e aprendizagem sobre eletroquímica e meio ambiente. Destaca-se que muitos materiais, geralmente descartados, podem ser reutilizados em práticas no ensino de Química. Contudo, avançar com a discussão de questões socioambientais não é algo que se esgota apenas com uma intervenção experimental com a reutilização de materiais. Importa que o professor de Química continue promovendo discussões em suas aulas sobre a importância de uma mudança no atual modelo produtivo, que gera elevada degradação de matéria e energia.

Publicades

2018-09-10

Com citar

Santos, P. C. dos, Oliveira, A. A. de, Borges, L. M., & Ramos, T. C. (2018). QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS NO ENSINO DE ELETROQUÍMICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/872

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