MANCALA: UMA FERRAMENTA DE INCLUSÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA

Autors/ores

  • Lorenna Gondim Silva Instituto Federal Goiano
  • Glauciele Cristina Silva Instituto Federal Goiano
  • Tainara Rodrigues Borges Instituto Federal Goiano
  • Agda Lovato Teixeira Instituto Federal Goiano

Resum

As dificuldades no aprendizado da matemática muitas vezes não são superadas através de aulas tradicionais. Estas não envolvem eficientemente o estudante no processo ensinoaprendizagem e, portanto, é preciso buscar metodologias diferenciadas para tornar o aprendizado mais acessível. Dentre os nossos sentidos, a visão é o mais utilizado e o meio com o qual mais recebemos informações e estímulos. Esta priorização do sentido da visão também ocorre na escola e principalmente em matemática, que possui inúmeros conceitos visuais. Diante disso, estudantes sem acuidade visual fiquem em desvantagem em relação aos demais. Uma forma de melhorar esta situação é trabalhar com metodologias diferenciadas, utilizando materiais concretos e atividades lúdicas que estimulem os sentidos remanescentes dos alunos com deficiência visual e de baixa visão, fazendo com que todos os educandos estejam incluídos no processo ensino-aprendizagem. Segundo Vygotsky (1989) uma criança
cega pode alcançar desenvolvimento igual uma criança normal, utilizando apenas de uma metodologia diferente. Com isso o objetivo deste trabalho consiste em desenvolver habilidades motoras e lógicas dos alunos com deficiência visual, aplicando uma oficina com o jogoMancala na turma do ensino fundamental do Colégio Estadual Vasco dos Reis Gonçalves, onde se encontra uma aluna com deficiência visual. O jogo Mancala é um tabuleiro retangular contendo 14 cavidades e 36 sementes. É dividido em duas fileiras, sendo
cada uma composta de seis cavidades redondas e uma maior e mais ovalada. As cavidades maiores têm a função de reservatório conhecido como oásis. Para jogar possui algumas regras simples e são necessários dois jogadores, sendo o objetivo colher maior quantidade de sementes que o adversário. O jogo é totalmente tátil e não precisa de adaptação, apenas da criação do tabuleiro, ele é de fácil manuseio entre os alunos com deficiência visual e oferece um arsenal de possibilidades matemáticas, como adição, subtração, multiplicação e
distribuição. O Mancala exige do alunoconcentração e um esforço individual, uso do raciocínio e da paciência para se evitar jogadas precipitadas, contribui para o enfrentamento e resolução de outras situações e problemas da vida cotidiana. Contudo, a matemática requer o envolvimento direto do aluno na construção do conhecimento, e o jogo possibilita a autoavaliação do desempenho individual, contribui para o aumento do interesse nos conteúdos, propiciando principalmente autonomia moral e intelectual (MEC e SEE, 2006).

Publicades

2016-09-05

Com citar

Silva, L. G., Silva, G. C., Borges, T. R., & Teixeira, A. L. (2016). MANCALA: UMA FERRAMENTA DE INCLUSÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Retrieved from https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/291

Articles més llegits del mateix autor/a