RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Emilayne Meireles Alves Instituto Federal de Goiás - Campus Formosa
  • Lucy Mirian Campos Tavares Nascimento Instituto Federal de Goiás - Campus Formosa
  • Rita de Cássia Frenedozo UNICSUL
  • Juliano Schimiguel UNICSUL

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência sobre o Estagio Supervisionado realizado em duas escolas de Formosa-Goiás, uma municipal e outra estadual. O intuito foi analisar a utilização de Recursos Didático-Pedagógicos por professores de Ciências e Biologia. Foi realizado um estudo de campo, composto por 20 observações de 50 minutos cada, em cada escola. Optou-se pela pesquisa descritiva e os dados foram coletados por observação sistemática e anotações em diário de bordo. As duas escolas apresentam realidades distintas, ficando evidente que na escola estadual os alunos têm maior número de aulas, espaços de ensino e aprendizagem e também maior acesso a recursos didáticos. Contudo, observamos que a utilização de recursos didático-pedagógicos, além dos meramente tradicionais é ocasionada bem mais pela não apropriação dos professores em promover aulas mais dinâmicas e atrativas do que pela falta de recursos.

Biografia do Autor

Emilayne Meireles Alves, Instituto Federal de Goiás - Campus Formosa

Licencianda em Ciências Biológicas

Lucy Mirian Campos Tavares Nascimento, Instituto Federal de Goiás - Campus Formosa

Mestre em Ensino de Ciências

Rita de Cássia Frenedozo, UNICSUL

Doutora em geociências e meio ambiente

Juliano Schimiguel, UNICSUL

Doutor em Ciências da Computação

Referências

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Publicado

2017-02-13

Como Citar

Alves, E. M., Nascimento, L. M. C. T., Frenedozo, R. de C., & Schimiguel, J. (2017). RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/358