ABORDAGENS PRÁTICAS NO ENSINO DE ÓPTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Michele Marques Instituto Federal de Goiás
  • Roseli Pereira Instituto Federal de Goiás
  • Vilma das Neves Fogaça Instituto Federal de Goiás
  • Lucy Mirian Campos Tavares Nascimento Instituto Federal de Goiás

Resumo

O ensino de óptica nos anos finais do ensino fundamental se apresenta como um grande desafio no processo de ensino e de aprendizagem, principalmente se considerarmos que o conhecimento científico também se destina a compreensão de fenômenos cotidianos. Diante disso, esta pesquisa de cunho qualitativo objetivou verificar se as atividades práticas voltadas para o ensino de óptica colaboram para a aprendizagem efetiva dos alunos do Ensino Fundamental. Nesse propósito, foi desenvolvida por licenciandos em Ciências Biológicas, uma oficina com 3 experimentos relacionados à óptica: Caleidoscópio, Microscópio a laser e Disco de Newton. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário junto aos participantes da oficina, 49 alunos do 8º e 9º ano de uma escola municipal de Formosa-GO. A análise das respostas do questionário destacouque as atividades práticas despertaram maior interesse dos alunos pelo tema, possibilitando maior interação entre os colegas. Também foi apontado o carácter lúdico das atividades e a importância de o profissional docente, inclusive aqueles em formação, buscar novas estratégias de ensino.

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Marques, M., Pereira, R., Fogaça, V. das N., & Nascimento, L. M. C. T. (2016). ABORDAGENS PRÁTICAS NO ENSINO DE ÓPTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/214