O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Autores

  • Deusilene Moreira da Silva Instituto Federal de Goiás
  • Evanete Ferreira da Silva Barreto Instituto Federal de Goiás
  • Marllucy Pereira dos Santos Instituto Federal de Goiás
  • Lucy Mirian Campos Tavares Nascimento Instituto Federal de Goiás

Resumo

Este estudo define o que é o PIBID, como ele foi criado e seus principais objetivos, a fim de compreender quais concepções os pibidianos da licenciatura em Ciências Biológicas têm sobre o programa e verificar se há evidências das suas contribuições no processo formativo dos licenciados. Trata-se de um estudo de caso, de cunho qualitativo que analisa um questionário de pesquisa realizado com 11 bolsistas e caracterizado por questões constituídas sobre os objetivos do programa de iniciação a docência. Os dados nos permitiram evidenciar que os objetivos propostos pelo PIBID coadunam com as percepções dos pibidianos no que se refere à importância desse projeto no incentivo financeiro e pedagógico para a formação docente, a inserção desses alunos no campo de atuação, a articulação entre teoria e prática, e a elevação dos saberes acadêmicos. Além disso, aponta para o papel do PIBID na ruptura de um modelo aplicacionista, ainda presente nos discursos de alguns pibidianos.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Silva, D. M. da, Barreto, E. F. da S., Santos, M. P. dos, & Nascimento, L. M. C. T. (2016). O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE DOCENTES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/254