Chamada para a revista Vida de Ensino: A LITERATURA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES TEÓRICAS E PRÁTICA
Organizadores: Andreía Alencar Oliveira Iguma (UNIGRAN/ Travessia Literária)
Bruno Silva de Oliveira (IF Goiano);
Jamille Da Silva Santos (UFU/ Travessia Literária)
Até 05/09/2021
A cátedra Leyla Perrone-Moisés (2016) se dedica a pensar acerca das “Mutações da literatura no século XXI”, entre as possíveis mutações, traz à baila o ensino da literatura ao pontuar que “No Brasil, a discussão sobre o ensino da literatura no secundário tem-se prolongado há mais de uma década. Os “parâmetros curriculares” oficiais têm sido criticados e refeitos sem que se chegue a uma conclusão” (2016, p. 76). O problema não fixa limites em solo brasileiro, mas estende-se a diferentes países, como é possível perceber ao ter acesso ao trabalho desenvolvido por meio do respeitado pesquisador Tzevetan Todorov em A Literatura em Perigo (2010). Todorov constata que a literatura está em perigo, uma vez que ao invés da escola oferecer contato com a literatura, desperdiça o tempo de ensino reproduzindo o discurso dos críticos, o que contribui com o afastamento entre alunos e literatura. Diante desse esvaziamento que assola a presença da literatura no contexto escolar a presente chamada tem como objetivo reunir artigos que tragam em seus bojos reflexões, práticas e/ou teóricas, pautadas no ensino de literatura como possibilidade de transgressão, uma vez que comungamos com o mestre Antonio Cândido que a literatura é um direito que deve ser assegurado a todos. Ademais, acreditamos que em tempos como a atual conjectura que assola a sociedade, em especial a brasileira, é fundamental repensar o papel da literatura dentro e fora da sala de aula.
Palavras-chave: Ensino; Literatura; Relato de experiência; Revisão literária; Sala de aula.
Read more about Chamada para a revista Vida de Ensino: A LITERATURA DENTRO E FORA DA SALA DE AULA: POSSIBILIDADES TEÓRICAS E PRÁTICA