TECENDO HISTÓRIAS ETNOGRÁFICA E ETNOBOTÂNICA NA COMUNIDADE QUILOMBOLA DO CEDRO EM MINEIROS, GOIÁS
Resumo
Com o objetivo de documentar o uso de plantas medicinais e resgatar as histórias e mitologias primitivas na comunidade quilombola do Cedro em Mineiros, Goiás,foram realizadas investigações etnográficas e etnobotânicas que promovam subsídios para a implementação de ações ecopedagógicas quereafirmam a identidade dos remanescentes de quilombo e contribuam com a preservação do ambiente. O resgate das histórias locais busca originar um novo olhar sobre os valores essenciais da vida comunitária e de sua sustentabilidade. Durand (2008) afirma que no homem não se pode dissociar cultura e natureza, pois ele não é puramente biológico, mas se dispõe da cultura, ou, do contrário, seria um primata do mais baixo nível (MORIN, 2010). Ainda, conforme Gadotti (2000), a preservação do meio ambiente depende de uma consciência ecológica e a formação da consciência depende da educação. Utilizar a literatura, tanto em sua função humanizadora quanto em suas possibilidades interdisciplinares, permitedivulgar a importância da identidade culturalcomo legado mais representativo e precioso de um povo, além de despertar a consciência sobre a necessidade de novas políticas educacionais, de gestão dos recursos naturais e manejo dos ecossistemas. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas e coleta de culturas nativas
para elaboração de um catálogo e confecção de exsicatas. A avaliação parcial dos resultadostem permitido o levantamento dos conhecimentos sobre as plantas medicinais usadas pela comunidade e também a verificação de que o trabalho com essas plantas é um modo de vida doscedrinos e de preservação do meio ambiente.A presente pesquisa busca gerar a reflexão sobre o mundo atual e propõe divulgar uma cultura de sustentabilidade por meio de publicações literárias e de propostas ecopedagógicas visando a educação ambiental como meio de propagação e resistência contra a desestruturação do modo de vida dos cedrinos e dos ambientes naturais, bem como da desagregação da comunidade, preservando a sua história, cultura e identidade. Em geral, a história tradicional oferece uma “visão de cima”, concentrando-se nos feitos dos grandes homens; no entanto, a história vista debaixo tem atualmente recebido mais atenção (BURKE, 1982). Esse deslocamento da atenção para a história das mentalidades coletivaspode evitar a perda das raízes culturais e comunitárias do povo cedrino.