POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA REALIDADE (RE)VELADA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CALDAS NOVAS – GOIÁS

Autores

  • Paula Núbia Rezende Instituto Federal Goiano
  • Elisabete Alerico Gonçalves Instituto Federal Goiano

Resumo

A presente pesquisa tem como objetivo discutir e analisar o nível de conhecimento que os profissionais da educação possuem das Políticas Públicas Educacionais (P.P.E.’s). Sabe-se que o Estado passou por importantes reformas nas últimas décadas e uma das questões mais debatidas hoje, são as transformações ocorridas no âmbito educacional, por isso é preciso compreendê-las. Não se pode limitar apenas aos assuntos que se referem ao espaço da escola - é preciso ter uma visão do todo. A gestão, o currículo, a avaliação, os programas e projetos, dentre outros, que não são necessariamente criados e pensados por educadores, são uma prerrogativa do Estado-mínimo através das P.P.E.’s e, por isso, é preciso ter conhecimento da temática. Procurando entender melhor a realidade das P.P.E.’s na perspectiva dos profissionais da educação da rede pública foi elaborada esta pesquisa. A mesma é de cunho exploratório, com abordagem quantitativa. Também foi utilizada a pesquisa bibliográfica com utilização de referenciais das áreas de educação, além de fontes documentais de órgãos governamentais. Como procedimento técnico, foi aplicado um questionário com sete (07) questões abertas. Apenas nove (09) profissionais (professores e gestores) das (03) escolas públicas convidadas do município de Caldas Novas, Goiás, aceitaram participar. Para a apresentação dos resultados, foram analisadas as respostas partindo-se do pressuposto de que os resultados apontariam para um conhecimento satisfatório das P.P.E.’s e especificação das mesmas nas instituições de ensino, o que não foi constatado. Uma das escolas depois de ter acesso ao questionário, se negou a responder alegando falta de conhecimento do assunto. O que se destacou durante a análise, foi, 11,11% dos questionários apresentou respostas copiadas de documentos da internet (respostas verificadas em programa específico), 33,33% não responderam, alegando não terem conhecimento sobre, e 55,56% responderam demostrando não conhecer tanto. Conclui-se, portanto, que é evidente que as P.P.E.’s não são, ou são muito pouco conhecidas. Que os profissionais, em sua maioria, sabem apenas parcialmente sobre o que é. Fica clara a necessidade de uma formação continuada nessa área, proporcionando uma visão ampla das P.P.E.’s e sua finalidade, ou seja, estão a busca da qualidade das instituições de ensino.

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Rezende, P. N., & Gonçalves, E. A. (2016). POLÍTICAS PÚBLICAS: UMA REALIDADE (RE)VELADA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE CALDAS NOVAS – GOIÁS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Obtido de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/305

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