CONSTRUINDO UM MODELO DIDÁTICO TRIDIMENSIONAL

Autores

  • Rafaela Ribeiro Brito Instituto Federal Goiano
  • Raíssa de Oliveira Ferreira Instituto Federal Goiano
  • Luciana Aparecida Siqueira Silva Instituto Federal Goiano

Resumo

Dentre alguns recursos, os modelos e jogos didáticos representam bons instrumentos pedagógicos, pois estimulam a criatividade, o aumento da capacidade de decisão, a leitura, a escrita, a pesquisa e, além disso, é um meio pelo qual se consegue abarcar, na íntegra, a interdisciplinaridade. Desse modo,visando a construção e facilitação do conhecimento em genética, desenvolvemos um modelo didático que mostra a estrutura do DNA, pois, assim
como o emprego de modelos tridimensionais foram fundamentais no processo de descoberta da estrutura real do DNA, sabe-se, que empregando esses recursos através da apresentação desta estrutura, sob forma de modelo didático, obtêm-se um agente facilitador para a compreensão de vários fenômenos relacionados ao funcionamento do DNA. Os materiais utilizados para a construção do modelo didático foram: cola de contato, tesoura, uma folha de
EVA, uma caixa de fósforos grandes, dois litros vazios de cera e quatro cores diferentes de tinta. Para a construção das duplas hélices cada litro de cera foi recortado em espiral formando uma dupla hélice. Para representar as pentoses e o radical fosfato o EVA foi recortado em tiras com a mesma medida dos cortes das duplas hélices. Representando as bases nitrogenadas os palitos de fósforo foram pintados com tinta usando uma cor diferente para cada base. Logo as tiras de EVA foram coladas nos dois lados da cada hélice e depois de secas, as hélices foram coladas uma na outra formando a dupla hélice do DNA. Esperou-se secar por 3 minutos, então colou-se as bases nitrogenadas representadas pelos palitos dentro da dupla hélice. Ao usar o modelo didático, o professor estará empregando uma metodologia diferente em suas aulas, a qual poderá facilitar na transmissão do conteúdo e auxiliar no aprendizado com maior eficácia, e o aluno por sua vez, poderá compreender e aprender, através da construção e visualizaçãoda estrutura do DNA.

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Brito, R. R., Ferreira, R. de O., & Silva, L. A. S. (2016). CONSTRUINDO UM MODELO DIDÁTICO TRIDIMENSIONAL. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Obtido de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/275

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)