ATIVIDADE LÚDICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS

Autores

  • Thaywane Azevedo Marques Instituto Federal Goiano
  • Alanna Evellin Alves Ferreira Colégio Estadual Xavier de Almeida
  • Cinthia Maria Felício Instituto Federal Goiano

Resumo

Um dos problemas que observamos no ensino da química é que este ocorre de uma maneira descontextualizada, o que o torna monótono e cansativo para a maioria dos alunos. A utilização do lúdico visa promover uma melhoria no estudo tradicional, gerando como consequência uma maior motivação nos estudantes. O presente trabalho foi realizado no PIBID e relata a experiência da elaboração e aplicação de um jogo que teve como principal objetivo o ensino de ligações químicas de forma mais interativa. O jogo foi aplicado no Colégio Estadual Xavier de Almeida (CEXA), em Morrinhos- Goiás, em duas turmas, com alunos do 1° ano do ensino médio. Os resultados demonstraram que o lúdico pode funcionar como uma ferramenta didática eficiente no processo de ensino e aprendizagem da química, já que promove esforço voluntário e a ação dos estudantes, facilitando dessa forma a elaboração de conhecimentos científicos. Além disso, o planejamento e realização do projeto contribuiu
para a reflexão e tomada de decisões, na formação inicial da aluna de iniciação à docência.

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Marques, T. A., Ferreira, A. E. A., & Felício, C. M. (2016). ATIVIDADE LÚDICA COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Obtido de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/243

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)