VISITA TÉCNICA IN LOCO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO
Resumo
A educação profissional pressupõe superar a dificuldade de interligação teoria-prática, que surge como forma de atender as necessidades do estudante que requer inserção no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, visitas técnicas são atividades pedagógicas realizadas fora do ambiente escolar convencional que se mostram como potencial ferramenta fortalecedora do processo ensino-aprendizagem, capaz de estabelecer essa interligação entre saberes teóricos e práticos. No âmbito da disciplina de Ecologia (2º ano - técnico em meio ambiente do IF Goiano - Campus Ceres) realizou-se visita técnica no Ecocentro Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado (IPEC), uma ONG sem fins lucrativos, localizada em Pirenópolis-GO. O Ecocentro é referência em Permacultura e Bioconstrução para brasileiros e estrangeiros que aprendem sobre a vida sustentável. Intencionado em promover valores verdadeiros e proporcionar experiências educativas, o IPEC é uma escola de estudos sustentáveis, desenvolvendo tecnologias e soluções apropriadas a realidade atual. Assim, foi importante que os estudantes conhecessem o IPEC, já que o Ecocentro apresenta potencial para explorar conteúdos teóricos relativos à Ecologia vistos em sala e que são relevantes para otimizar e compreender o que se propõe. Diante disso, objetivou-se oferecer aos discentes a possibilidade de observar o ambiente real, em pleno funcionamento, percebendo a influência e inter-relações entre fatores bióticos-abióticos, sendo possível verificar a dinâmica de ecossistemas no bioma Cerrado e sua importância para características edafoclimáticas, bem como para o regime hídrico desses ecossistemas. Outro ponto relevante é que IPEC funciona como um laboratório ao ar livre, de maneira que os estudantes puderam conhecer e utilizar as tecnologias sociais, fazer parte das soluções de design de sistemas vivos, etc. Em última instância, a visita técnica in loco como prática pedagógica no ensino médio técnico se apresentou eficaz no tocante à promoção da educação para um futuro permanente usando métodos de vida para o novo milênio, ultrapassando conceitos teóricos vistos em sala e mostrando a realidade por meio da vivência prática que se mostra válida e consolidada.Downloads
Publicado
2018-09-10
Como Citar
Morais, E. B. de, Passos, M. C. dos, Passos, V. P., & Santos Júnior, W. dos. (2018). VISITA TÉCNICA IN LOCO COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/783
Edição
Seção
Poster