IMPORTÂNCIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E PREPARAÇÃO PARA A OBMEP

Autores

  • Jéssica Vaz Faria Instituto Federal Goiano
  • Naysa Paula Pires de Souza Instituto Federal Goiano
  • Marília Clara do Vale Mendes Rosa Instituto Federal Goiano
  • Elisabete Alerico Gonçalves Instituto Federal Goiano

Resumo

Hoje, o que se apresenta enquanto ensino da matemática é a prática tradicional. Esquece-se que a matemática abrange diferentes áreas de conhecimento. Por falta dessa consciência é que alguns conceitos matemáticos causam desinteresse e rejeição, especialmente pelo fato dos alunos não saberem onde a teoria será aplicada na prática. Assim, levanta-se a problemática sobre as metodologias utilizadas no ensino da matemática. Como os conceitos estão sendo relacionados com a prática e, se estão despertando o interesse dos alunos para a aprendizagem, relacionando o método da resolução de problemas com a OBMEP. A presente pesquisa, que se desenvolve através de estudo bibliográfico, surge da observação das aulas de matemática durante o estágio e das oficinas para a OBMEP. O objetivo é de analisar as metodologias de ensino mostrando a relação entre a resolução de problemas e a OBMEP, facilitando assim a relação de ensino e aprendizagem. No decorrer da mesma, verificou-se que esse método leva os alunos a desenvolver a capacidade de descobrir como usar os conteúdos propostos na sala de aula em problemas relacionados ao seu cotidiano, desenvolvendo o raciocínio na aprendizagem da matemática tirando-os dos métodos de memorização e mecanização (FURLANETTO, 2012). Portanto, quando o professor usa essa metodologia está desenvolvendo, nos alunos, a capacidade imaginativa e interpretativa (TODESCHINI, 2012), preparando-os para obter bons resultados, inclusive na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. Desenvolver o interesse e a curiosidade pelo conteúdo aplicado na sala de aula e saindo do tradicional, trás benefícios ao estudante, o que de forma direta interfere nos resultados da olimpíada de matemática. É esse processo “[...] que permite e incentiva a criatividade ao se trabalhar com situações problemas” (D`AMBROSIO, 1989) e, para a OBMEP o aluno precisa obter esse raciocínio lógico-matemático. Então, trabalhar a OBMEP como metodologia de ensino é estimular esse raciocínio, em oficinas, melhorando inclusive a interação de todos ajudando a entusiasmá-los. Por fim, conclui-se que, a metodologia de resolução de problemas e a OBMEP, auxiliam o professor e beneficia o aluno. Ao observar o desempenho e a interação dos alunos, novas estratégias podem ser desenvolvidas melhorando a forma de ensino da matemática.

Downloads

Publicado

2016-09-05

Como Citar

Faria, J. V., Souza, N. P. P. de, Rosa, M. C. do V. M., & Gonçalves, E. A. (2016). IMPORTÂNCIA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E PREPARAÇÃO PARA A OBMEP. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/288