APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: CONCEITOS E IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Autores

  • Márcia Rodriny Júnior Pimenta

Resumo

Reconhecendo que as concepções de aprendizagem derivaram das investigações
embasadas no pressuposto de que todo conhecimento provém da experiência e que são fundamentadas em vertentes, por exemplo, behaviorismo, positivismo, etc., o artigo analisado trás como proposição geral discutir as contribuições da Aprendizagem Significativa no ensino da Matemática, entendendo que esta concepção de aprendizagem considera a história do aluno e ressalta o papel dos docentes na proposição de situações que favoreçam a aprendizagem. Trata-se de um estudo bibliográfico-descritivo que enfatiza que essa teoria e/ou concepção de aprendizagem produz implicações positivas no processo educativo porque faz com que o aluno adquira conhecimentos, domínios e habilidades e, por se distinguir de todas as outras concepções de aprendizagem, na medida em que seus desdobramentos podem ser relacionados com o conhecimento prévio do aluno, devendo o professoradotar uma atitude favorável para o ensino, dotando de significados os conteúdos que trabalha. Desse modo, o que se viu ao contextualizar conhecimentos teóricos embasados em autores como Moran (2008), Moreira (2005), Salles (2012), Zaballa (2000), entre outros
é que, ao ser utilizada no ensino da Matemática – disciplina complexa que trabalha com números, símbolos, figuras geométricas, etc. – a Aprendizagem Significativa, exige um novo papel dos professores que se inicia com o desafio de retomar os conceitos já aprendidos, para que eles se reconstruam mais ampliados e consistentes, tornando-se assim aportes para novosconceitos. O artigo mostra o que alguns teóricos (Ausubel, Rogers, Piaget, Vygotsky, Novak e Masetto) compreendem sobre a Aprendizagem Significativa como forma de reforçar a sua inserção na prática em sala de aula, levandose em conta que essa concepção de aprendizagem se materializa quando as aulas são ministradas de forma criativa, com atividades variadas e, quando os conteúdos são ministrados dentro de um contexto no qual a ludicidade favorece o conhecimento, levando a práticas pedagógicas inovadoras (por exemplo, Pedagogia de Projetos) que demanda inovações tecnológicas no âmbito escolar. É importante ressaltar que o ensino da Matemáticaprecisa se fundamentar em práticas pedagógicas que permitam que os alunos transitem entre o que já sabem e o que desejam e precisam aprender. Nesta perspectiva, as contribuições da Aprendizagem Significativa para o ensino desta
disciplina são inegáveis, tendo em vista que essa teoria de aprendizagem parte dos conhecimentos prévios; trabalha problemas e questões relevantes para os alunos; desperta a curiosidade, a capacidade de argumentar, de trabalhar com operações de pensamento, o espírito investigativo e prazer em aprender.

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Publicado

2016-09-05

Como Citar

Pimenta, M. R. J. (2016). APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: CONCEITOS E IMPLICAÇÕES NO ENSINO DA MATEMÁTICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 1(2). Recuperado de https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/269