CORRIDA DAS FRAÇÕES

Autori

  • Bruna Fernandes Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí - GO.
  • Eduarda Gabriela da Silva Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí - GO.
  • Larissa de Jesus Leles Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Urutaí - GO.

Abstract

A oficina abordou o estudo de frações utilizando uma maneira mais lúdica, as aulas de matemática continuam muito tradicionais acarretando dificuldades e desinteresse por parte dos alunos, buscamos uma nova abordagem para inserção dos números racionais utilizando o jogo para aproxima-los do conteúdo. Levamos em consideração que a utilização do jogo em sala de aula não é apenas um momento recreativo e sim um momento de aprendizagem e socialização onde todos podem expor seus saberes. O intuito da oficina corrida das frações foi usar o jogo para minimizar duvidas e dificuldades, com o jogo foi possível trabalhar frações próprias, impróprias, equivalentes de maneira bem divertida facilitando a aprendizagem e aumentando o interesse dos alunos. Materiais utilizados: pincel atômico, materiais alternativos ( tampinhas de garrafas pet), folhas A4, dados. A oficina foi aplicada na turma do 6° ano do ensino fundamental II, os alunos foram divididos em grupos de quatro integrantes, as tampinhas representavam o jogador, as folhas com devidas marcações representavam a pista e tiras, cada grupo usou dois dados onde um tinha números de 1 a 6 que representava o numerador e o outro de 2 a 7 que representava o denominador, as tiras de papel eram divididas em tamanhos iguais em 2,3,4,5,6 e 7 partes que correspondiam a frações que deveriam ser avançadas. Cada jogador em sua vez joga dois dados, observa o número da face voltada para cima e escreve a fração obtida, ganha o jogo quem tiver primeiro lugar na faixa de chegada. Os resultados foram melhores do que o esperado, a priori tiveram algumas dificuldades em representar as frações nas tiras, mas no decorrer do jogo diminuíram as dificuldades conseguiram ler a fração obtida através dos dados, notaram a existência de frações próprias, impróprias, equivalentes, quando um aluno fazia a leitura da fração errada os outros notavam e o corrigia. Além da aprendizagem de conceitos matemáticos pode se verificar que eles se divertiram muito.

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Pubblicato

2018-09-10

Come citare

Santos, B. F., Rosa, E. G. da S., & Ferreira, L. de J. L. (2018). CORRIDA DAS FRAÇÕES. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/845

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