MARCOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: A FORMAÇÃO DOCENTE
Abstract
Apesar de a história nos revelar o processo de transformação para se conquistar a Educação Especial no Brasil, questiona-se sobre a qualificação desse profissional que lida direta ou indiretamente com a Educação Inclusiva. Podemos observar que, no que tange a falta de consciência, a escola ainda assume o papel de reprodutora das desigualdades sociais. Para o desenvolvimento deste, temos como objetivo refletir sobre o processo histórico de inclusão no Brasil, apontando os principais marcos, bem como analisar a construção da formação docente. Como base metodológica utilizou se da pesquisa qualitativa e investigação bibliográfica. Claramente podemos perceber que a inclusão escolar está voltada para a colocação no mesmo grupo de crianças com e sem necessidades educativas especiais, sem levar em conta as especificidades de cada deficiência/criança. Para tanto, o currículo dos professores deve ser adequado, vendo que necessitam de apoio para o melhor desenvolvimento de suas atividades e, consequentemente, fazer com que o real objetivo da Educação inclusiva seja alcançado, que é o de tornarmos todos iguais, porém, respeitando as diferenças. Atualmente, em pleno século XXI, estamos frente a dilemas no sistema educacional. Decretos, resoluções e legislações educacionais vêm sendo criados. Verifica-se que os docentes encontram alguns desafios com a chegada de uma criança deficiente, como por exemplo: o que fazer para incluir sem excluir e marginalizar? Como formar esses novos sujeitos sociais se nem se quer iniciamos a nossa própria formação? O que fazer diante de um sistema educacional que ainda não contempla nas grades curriculares de seus cursos disciplinas que nos habilitem a atuar na escola efetivamente inclusiva? Tais indagações fazem-nos refletir sobre a necessidade da formação docente inicial e continuada para atuar nas escolas, idealizadas como inclusivas. Faz-se necessário, ao profissional, que com elas irão trabalhar, estar preparado para que possa desenvolver, no mínimo, seu papel frente a essa temática que é a diversidade voltada para a inclusão.##submission.downloads##
Pubblicato
2018-09-10
Come citare
Brito, F. C. de, & Nascimento, L. B. do. (2018). MARCOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL: A FORMAÇÃO DOCENTE. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/830
Fascicolo
Sezione
Artigos (Fluxo Contínuo)