O LÚDICO NA ARITMÉTICA
Abstract
Este resumo é um recorte de um trabalho desenvolvido por uma equipe de pibidianos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBID) do curso de licenciatura em matemática da Regional Jataí, da Universidade Federal de Goiás (UFG) juntamente com os alunos da disciplina de Estagio Supervisionado I. O recorte se refere ao “jogo das operações” aplicado em uma Escola Rural, em Jataí-GO, nas turmas multiseriada de 6°e 7° anos do Ensino Fundamental. O trabalho focou nas quatro operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão), no tocante ás dúvidas e dificuldades dos alunos. Além das operações fundamentais o jogo trabalhou com os números naturais (1 a 10). O jogo consiste em um tabuleiro (folha A4), 3 dados e os marcadores, com até cinco integrantes. Os jogadores deveriam jogar os 3 dados juntos e, mediante os números obtidos, realizar uma das quatro operações matemáticas podendo ser iguais ou diferentes, de forma que o resultado da operação escolhida obedecesse a sequência do tabuleiro, por exemplo: se, ao jogar os três dados, obtendo os números: 3,1,3, o aluno iniciaria pelo número 1 do tabuleiro e, teria que realizar duas operações cujo resultado fosse 1 (3+1-3=1). Caso o resultado estivesse correto, o aluno jogador subiria para o nível seguinte, no caso 2 e, na próxima jogada, ao jogar os dados, a operação terá que ter 2 como resultado, assim por diante. Lembrando que caso não consiga fazer as operações, passará a vez, saindo daquela casa apenas quando conseguir resolver as operações. Vence o jogador que chegar ao número 10 primeiro. Os objetivos era que os alunos revisassem as operações de adição, subtração, multiplicação e divisão. A aplicação se deu em setembro de 2017 e teve duração de 4 horas/aula. Observou-se que o maior número de erros ocorreu durante a verificação de qual das operações fundamentais daria o resultado esperado. É importante refletir que tais dificuldades estão boa parte ligada á falta de atenção e/ou de memorização e, a não compreensão do conteúdo nas primeiras series do ensino de matemática.##submission.downloads##
Pubblicato
2018-09-10
Come citare
Oliveira, E. B., Paula, H. C. de, Santos, R. R. dos, & Gomes, A. A. M. (2018). O LÚDICO NA ARITMÉTICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/811
Fascicolo
Sezione
Poster