UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA RURAL: A CORRIDA DAS EQUAÇÕES

Autori

  • Ronderson Teles Fonseca Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí – GO
  • Jefferson Thiago Lima dos Anjos Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí – GO
  • Grace Kelly Souza Carmo Goular Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí – GO
  • Adriana Aparecida Molina Gomes Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí – GO

Abstract

Este trabalho é um relato de uma experiência, com jogo “Corrida das Equações”, que foi desenvolvida pelos licenciandos da disciplina de Estágio Supervisionado I e pelos pibidianos do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. O trabalho foi aplicado em uma turma multiseriada – 1° e 2° anos do Ensino Médio – de uma escola pública da zona rural, em Jataí-GO. Esse jogo foi elaborado/adaptado por um dos estagiários e confeccionado/reproduzido pelos pibidianos. Entende-se que o uso de jogos na matemática pode proporcionar momentos em que os alunos tenham que explorar, investigar, descrever, representar suas estratégias e hipóteses, bem como comuniquem suas ideias e pensamentos. O jogo “Corrida das Equações” é composto por um dado e um tabuleiro na forma de pista de corrida com várias casas. Nesse sentido, o jogador lança o dado e anda a quantidade de casas que saí no mesmo, sendo que dependendo do local, o mesmo tem que “voltar”, “passar a vez”, “resolver um problema” e/ou “resolver uma equação”. Para jogar, a turma foi dividida em grupo de quatro, no qual jogavam duplas contra duplas. Os objetivos era que os alunos revisassem o conceito de equações do primeiro e segundo graus, bem como diagnosticar se eles sabiam resolver equações do primeiro e segundo graus e escrever problemas algébricos na forma de equações. A aplicação se deu em setembro de 2017 e teve duração de 4 horas/aula. Pudemos perceber que os alunos participaram, resolveram as equações, discutiram e registraram suas estratégias, hipóteses e soluções. Além disso, vimos que as duplas buscaram auxiliar umas às outras em suas dúvidas e dificuldades; mas, tivemos como limitante a distância da escola para a realização do trabalho.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-09-10

Come citare

Fonseca, R. T., Anjos, J. T. L. dos, Goular, G. K. S. C., & Gomes, A. A. M. (2018). UMA EXPERIÊNCIA NA ESCOLA RURAL: A CORRIDA DAS EQUAÇÕES. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/808