LEITURA DE CHARGES, TIRINHAS E CARTOONS: OS SENTIDOS ALÉM DAS PALAVRAS
Abstract
Este trabalho resulta de uma oficina pedagógica, com três turmas do 3º ano do ensino médio, numa escola pública estadual da cidade de Jataí- GO, parceira do PIBID de Letras Português, em que se buscou a (s) leitura (s) de diferentes gêneros constituídos de diferentes linguagens. O trabalho teve como objetivo levar o aluno a se assumir como leitor/produtor crítico e autônomo de textos, de linguagem plural (imagens, palavras e outros elementos semióticos), capaz de ler o mundo, as culturas globais e locais, além dos signos linguísticos, com lentes próprias, descortinando-se a aparente realidade. Decorrente desse, outro objetivo se sobressai – possibilitar ao aluno representar esse mundo, através de suas produções textuais (multimodais), impregnando nelas suas marcas, seu modo de ver esse mundo e se ver nele. Metodologia: vários textos multimodais foram selecionados e oferecidos aos alunos para os diferentes gestos de leitura, ação esta mediada pelos bolsistas. Resultados: os alunos tiveram uma postura crítica dos fatos, construindo e negociando os sentidos entre palavras e imagens, demonstrando as possibilidades infinitas de réplica de discursos/textos. Verificou-se, assim, o envolvimento dos alunos numa atividade em que um saber dialoga com outros saberes, anteriores e posteriores a eles, configurando-se, portanto, em práticas de letramento por onde circulam diferentes discursos. Dado o exíguo tempo, a produção ficou para etapa posterior sem, contudo, fraturar o processo quando serão retomadas as discussões. Assim, pode-se dizer que essa ação pedagógica contribuiu para o multiletramento dos alunos, ao lhes possibilitar práticas letradas específicas, a fim de torná-los capazes de uma leitura crítica da realidade sócio historicamente situada, e agentes ativos nas diversas culturas, o que exige um olhar atento para os diferentes signos que compõem esse universo cultural de diferenças, valores, e deles se apropriarem enquanto cidadãos legítimos e críticos dessa mesma realidade.##submission.downloads##
Pubblicato
2018-09-10
Come citare
Gouveia Neto, M. de A., & Lima, V. C. (2018). LEITURA DE CHARGES, TIRINHAS E CARTOONS: OS SENTIDOS ALÉM DAS PALAVRAS. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/792
Fascicolo
Sezione
Poster