DISLEXIA: UM ESTUDO DE CASO COM POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Abstract
O presente trabalho é direcionado ao entendimento de conceitos, causas, sintomas, dificuldades correlacionadas e possíveis intervenções de um aluno com dislexia. A pesquisa apresenta um estudo de caso executado com um discente que possui dificuldades na leitura e escrita. A partir de um delineamento metodológico qualitativo, a pesquisa bibliográfica com um estudo de caso que no presente momento está concluída direciona a compreender a dislexia de modo que esclareça seus conceitos e chegue a uma possível intervenção para ajudar o aluno, seus pais e os educadores. O objetivo desse estudo é entender e analisar possíveis estratégias para ajudar um aluno disléxico, demonstrando aos educadores diferentes métodos para compreender suas capacidades e necessidades. A metodologia utilizada no desenvolvimento do assunto abordado inicia com um arcabouço teórico e posteriormente descreve um estudo de caso realizado para obter informações de como um aluno comporta-se com determinadas atividades relacionadas à leitura e escrita e, a partir disso, foram formuladas considerações. Portanto, observamos que a dislexia é um distúrbio de aprendizagem e não uma doença e quando diagnosticada de modo precoce os resultados de possíveis intervenções podem obter mais sucesso, ou seja, o indivíduo vai melhorar o processo de ensino e aprendizagem mais facilmente. A dislexia é um transtorno de aprendizagem com origem neurobiológica e possíveis causas genéticas ou adquiridas. Assim, a dificuldade não interfere nas relações de convívio social e o envolvimento, apoio da família durante todo o processo de intervenções é de extrema importância, a avaliação deve corresponder às necessidades do disléxico, os métodos utilizados pelo educador deve, estar em constante modificação para que o discente escolha o mais adequado a sua aquisição de aprendizagem.##submission.downloads##
Pubblicato
2018-09-10
Come citare
Moura, S. S., Mendonça, F. F. M., Sousa, G. A. de, & Amaral, M. A. F. do. (2018). DISLEXIA: UM ESTUDO DE CASO COM POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/730
Fascicolo
Sezione
Artigos (Fluxo Contínuo)