ABORDAGENS PEDAGÓGICAS COM O GÊNERO TEXTO TEATRAL EM LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE DE UM PROCEDIMENTO

Autori

  • Maiele Sousa Silva Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá – GO
  • Sílvio Ribeiro da Silva Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Abstract

Pesquisas recentes, tais como as da historiadora Bitttencourt (2004), mostram que o livro didático (LD) tem se tornado objeto de investigação sob diversas concepções, principalmente no que se refere à sua atuação na escola atual, já que o material é considerado a ferramenta mais empregada por professores e alunos na sala de aula. Diante desse panorama, busco apresentar nesta pesquisa as diferentes possibilidades que uma atividade didática com o gênero “texto teatral” oferece aos docentes e discentes no espaço escolar. Para a realização do objetivo descrito, realizei uma investigação, por meio da metodologia de caráter qualitativo-interpretativista, estabelecendo seu foco no processo de uso da linguagem, conforme descreve Moita Lopes (1996). Além da abordagem de base interpretativista, recorri ainda ao método da análise de conteúdo, de Bardin (2011), e utilizei, como aprofundamento teórico, contribuições de Bakhtin (2011), Jurado e Rojo (2006), Marcuschi e Cavalcante (2005), Schneuwly & Dolz (2004), Felício (2009), dentre outros. Com base em tais autores, analisei uma atividade didática sobre o gênero secundário “texto teatral”, apresentada pelo livro didático de Língua Portuguesa “Texto e Interação: uma proposta de produção textual a partir de gêneros e projetos”, dos autores Cereja & Magalhães (2013). No que tange aos resultados, considero que as atividades com o gênero “texto teatral” são significativas para o trabalho do professor e para a aprendizagem do aluno pelo fato de auxiliarem e corroborarem com a ampliação das habilidades e competências linguísticas relativas à leitura, compreensão, escrita, oralidade, além de favorecerem a dramatização e a encenação. Também foi possível mostrar que tais atividades incentivam o desenvolvimento da criatividade, despertam a curiosidade pelo teatro e favorecem o trabalho em coletividade. Desse modo, os alunos têm a oportunidade de conhecer e aplicar seus conhecimentos sobre o gênero “texto teatral”, mas, principalmente, de produzir melhor esse gênero secundário na escola ou em outra esfera social.

Biografie autore

Maiele Sousa Silva Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá – GO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá – GO

Sílvio Ribeiro da Silva, Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí

Universidade Federal de Goiás/Regional Jataí (Doutor em Linguística Aplicada)

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Pubblicato

2018-09-10

Come citare

Lima, M. S. S., & Silva, S. R. da. (2018). ABORDAGENS PEDAGÓGICAS COM O GÊNERO TEXTO TEATRAL EM LIVRO DIDÁTICO: ANÁLISE DE UM PROCEDIMENTO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/720

Fascicolo

Sezione

Artigos (Fluxo Contínuo)