ANÁLISE DOS DADOS DE APROVAÇÃO E PROGRESSÃO PARCIAL DA ESCOLA CAMPO DE ATUAÇÃO DO PIBID – SUBPROJETO QUÍMICA
Abstract
O presente trabalho tem como cenário um colégio público, situado em Pires do Rio, no interior de Goiás, onde o PIBID - Subprojeto Química atua a cerca de quatro anos. É uma pesquisa quantitativa dos dados de aprovação e progressão parcial dos alunos de um colégio público da cidade de Pires do Rio, no interior de Goiás, no qual o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Subprojeto Química atua. O PIBID – Subprojeto Química vem executando atividades que auxiliam os professores a diversificar a forma de repassar e abordar determinado conteúdo. Com isso, este levantamento de dados tem o intuito de observar se houve algum benefício nas ações desenvolvidas pelo programa, analisando as progressões parciais nas disciplinas exatas: física, matemática e química. Em relação aos alunos em progressão parcial, houve uma diminuição de 2016 para 1017, fato este que não está relacionado apenas à intervenção do PIBID na escola, muitos fatores corroboram para essa diminuição deste número. Com base nos resultados, foi possível observar uma melhora nas notas e no desempenho dos alunos nas disciplinas de exatas. Tal fato pode estar associado a várias questões, como: mais dedicação dos alunos com os estudos, mudança na forma de transmitir o conteúdo, ocasionado pela troca de professores, bem como as intervenções realizadas pelo programa. Se conclui que o trabalho dos bolsistas juntamente com professores e gestão, pode ter sido a causa da melhora. Porém foi possível perceber também que existem muitos obstáculos, não havendo 100% de aproveitamento, possivelmente pelo fato da diversidade, pois a metodologia utilizada para despertar o interesse dos alunos pode não ser totalmente efetiva deixando de atingir alguns alunos.##submission.downloads##
Pubblicato
2018-09-10
Come citare
Rodrigues, P. S. S., Andrade, W. H. N. de, Carvalho, T. M. F. de, & Moreira, D. A. (2018). ANÁLISE DOS DADOS DE APROVAÇÃO E PROGRESSÃO PARCIAL DA ESCOLA CAMPO DE ATUAÇÃO DO PIBID – SUBPROJETO QUÍMICA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/711
Fascicolo
Sezione
Poster