OS EGRESSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IF GOIANO: CAMINHOS EM CONSTRUÇÃO
Abstract
A desvalorização da profissão docente têm refletido diretamente nas perspectivas encontradas tanto nos graduandos quanto nos egressos dos cursos de licenciaturas, uma vez que, a visão tida na sociedade de tal profissionalização não adere visibilidade pelo trabalho prestado. Salienta-se também, que essa falta de credibilidade pode estar relacionada com ausência de ações motivadoras durante o processo de construção da identidade docente na própria graduação (MARQUES e PEREIRA, 2002), especialmente nas instituições estabelecidas com um caráter de formação técnica, como é o caso dos IF’s. Para tanto, a presente pesquisa busca analisar os egressos de quatro campi do IF Goiano (Ceres, Morrinhos, Rio Verde e Urutaí), na tentativa de distinguir o caráter de formação de cada curso, se são voltados para a prática pedagógica ou formação pela racionalidade técnica. Por referir-se de instituições que se consolidaram como escolas agrotécnicas, é essencial refletir sob o direcionamento de formação dos egressos através do esclarecimento de suas perspectivas e de suas atuais áreas de atuação. Também se torna necessário delinear caminhos para superação da formação tecnicista em cursos de licenciaturas.##submission.downloads##
Pubblicato
2018-09-10
Come citare
Correia, S. C. B., & Alves, D. Ávila. (2018). OS EGRESSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IF GOIANO: CAMINHOS EM CONSTRUÇÃO. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Recuperato da https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/686
Fascicolo
Sezione
Artigos (Fluxo Contínuo)