CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: ABORDAGEM DO TEMA RESÍDUOS NA AGRICULTURA

Auteurs

  • Juliano da Silva Martins Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá
  • Geize Kelle Nunes Ribeiro Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão
  • Pedro Augusto Sardinha Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá
  • Camila Alves de Carvalho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano – Campus Iporá
  • Maria Pereira Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão

Résumé

O desenvolvimento científico e tecnológico vivenciado nas últimas décadas tem provocado alterações significativas no meio ambiente, trazendo à atualidade reflexões e questionamentos quanto ao verdadeiro papel da educação na sociedade, ou seja, como agente transformador e auxiliar na preservação do meio ambiente. Historicamente, a Revolução Verde iniciada em meados de 1940, proporcionou o desenvolvimento da agricultura em diversas regiões do planeta. O uso de sementes modificadas, maquinários agrícolas resistentes aos diversos tipos de terrenos e a dependência maciça de fertilizantes aplicados diretamente no solo, elevaram a produtividade agrícola de várias culturas, impulsionando ainda, o aumento das áreas de plantio. Com isso, surgiram problemas ambientais decorrentes do mal-uso do solo, como por exemplo, a degradação de sua estrutura físico-química.

Téléchargements

Publiée

2018-09-10

Comment citer

Almeida, J. da S. M., Ribeiro, G. K. N., Silva, P. A. S., Carvalho, C. A. de, & Pereira, M. (2018). CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA: ABORDAGEM DO TEMA RESÍDUOS NA AGRICULTURA. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/864

Numéro

Rubrique

Artigos (Fluxo Contínuo)

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice