GINCANA JUNINA: PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DE TRADIÇÕES

Auteurs

  • Sandro Pimentel dos Santos Estudante de Iniciação a Docência – IF Goiano - Campus Rio Verde – GO
  • Jonatha Gabriel Silva Estudante de Iniciação a Docência – IF Goiano - Campus Rio Verde – GO
  • Thyago Medeiros Bessa Estudante de Iniciação a Docência – IF Goiano - Campus Rio Verde – GO
  • Dirani Manoela Damasceno Colégio Estadual Olynto Pereira de Castro, Rio Verde – GO
  • Simone da Silva Ferreira Estudante de Iniciação a Docência – IF Goiano - Campus Rio Verde – GO
  • Celso Martins Belisário Docente (Coordenador de área) – IF Goiano - Campus Rio Verde – GO

Résumé

A gincana junina foi desenvolvida a partir da ideia de resgatar a cultura da realização tradicional. A festa junina, também conhecida como festa de São João, inserida no Brasil pelos Jesuítas, tem como base elementos do catolicismo. Uma das práticas é o acendimento das fogueiras, batismos, casamentos, geralmente na terceira semana de junho, repleta de comidas típicas, fogos de artifícios, danças e brincadeiras. Elaborou-se uma lista de pontos da gincana para cada turma. Um professor foi eleito padrinho de cada turma, e também um aluno responsável por registrar diariamente os pontos da sala. O objetivo do projeto foi o envolvimento direto dos alunos, na prática das atividades competitivas, na realização e preparação, resgatando a tradição e mantendo a cultura de seus antepassados. Elaborou-se um informativo sobre o evento, incentivando a participação ativa dos estudantes. Foram elaborados cartazes temáticos sobre o evento, que incluíam a data (23/06/2017) e horário da realização da festividade (matutino e vespertino). De acordo com as propostas apresentadas inicialmente, tivemos resultados muito satisfatórios. Todos da comunidade escolar inclusive os alunos demonstraram grande interesse em se envolver nas atividades e jogos propostos, e com isso podemos nos considerar vencedores, pela integração e oportunidade de manterem vivas as tradições regionais. A participação de jovens em projetos desenvolvidos na escola aumenta a perspectiva na aprendizagem, pois viabiliza uma aproximação entre professor e alunos e todo o corpo escolar. Além de apresentar esta cultura, ensina a respeitar as diferenças culturais, visto que a escola é um ambiente onde devem ser trabalhadas as diversidades e entre elas, a cultural.

Téléchargements

Publiée

2018-09-10

Comment citer

Santos, S. P. dos, Silva, J. G., Bessa, T. M., Damasceno, D. M., Ferreira, S. da S., & Belisário, C. M. (2018). GINCANA JUNINA: PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DE TRADIÇÕES. Ciclo Revista: Vivências Em Ensino E Formação (ISSN 2526-8082), 3(1). Consulté à l’adresse https://ifgoiano.emnuvens.com.br/ciclo/article/view/817

Numéro

Rubrique

Relato de Experiência

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice